Evergrande está à beira de colapso e investidores se preocupam com riscos ao sistema financeiro
Grupo tem uma dívida de US$ 305 bilhões

Foto: Reprodução/Getty Images
A incorporadora China Evergrande Group possui uma dívida de US$ 305 bilhões, o que deixou os investidores preocupados sobre a possibilidade de um colapso apresentar riscos sistêmicos ao sistema financeiro do país e atingir todo o mundo.
A fraqueza nas empresas imobiliárias deve-se ao vencimento de um prazo para pagamento de juros de títulos do China Evergrande Group, com os detentores de títulos informando que ainda não foram pagos. O grupo entrou em um período de tolerância de 30 dias, onde ainda pode resolver as contas junto aos credores antes de ficar inadimplente.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, perdeu 0,08%, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,8%.O setor de matérias-primas caiu 3,97%, enquanto o financeiro terminou em queda de 0,86% e o imobiliário perdeu 0,84%. O setor de consumo básico terminou o dia em alta de 3,55%.
Na Europa, as bolsas também operavam em queda. Às 7h48 (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300 caía 0,75%, a 1.790 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdia 0,8%, a 464 pontos.


