Ex-chefe da CIA diz que 'invasão da Ucrânia saiu pela culatra'
David Petraeus critica russos pela guerra

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O ex-diretor da CIA David Petraeus disse na sexta-feira (6), em entrevista à DW, que os "esforços do presidente russo, Vladimir Putin, para tornar a Rússia grande novamente" por meio da invasão da Ucrânia foram "um tiro pela culatra". Na ocasião, o general aposentado do Exército dos Estados Unidos avaliou que as forças russas foram malsucedidas "em praticamente todas as áreas concebíveis" desde que a guerra começou, em 24 de fevereiro.
"Para começar, eles não tinham um plano de campanha competente. Eles atacaram em cinco ou seis locais diferentes. A logística deles se mostrou absolutamente abismal. O nível de treinamento dos soldados e dos líderes em escalões inferiores é claramente inadequado", criticou Petraeus.
Após não conseguir capturar nenhuma das principais cidades da Ucrânia, o governo de Moscou foi forçado a recuar do território ao redor de Kiev e se concentrar novamente nas regiões separatistas do leste. Por causa da invasão, os EUA, países da União Europeia (UE) e outras nações impuseram sanções a Moscou e aumentaram o investimento em defesa. "Outra consequência do esforço de Putin para tornar a Rússia grande novamente saiu pela culatra e está servindo para tornar a Otan grande novamente", afirmou o general aposentado.