Ex-deputado federal, ambientalista e jornalista Alfredo Sirkis morre em acidente de carro no RJ
Parlamentares lamentaram a morte de Sirkis e destacaram a atuação dele na área ambiental

Foto: Reprodução
O ex-deputado federal, ambientalista e jornalista Alfredo Sirkis morreu nesta sexta-feira (10) em um acidente de carro no Rio de Janeiro. Sirkis foi um dos fundadores do Partido Verde (PV), chegou a presidir a sigla e concorreu em 1998 à presidência da República pelo PV. Ele foi o coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima e atuava como diretor executivo do Centro Brasil no Clima. Como escritor, ganhou o Prêmio Jabuti de 1981 pelo livro "Os Carbonários" (1980) e lançou recentemente "Descarbonário".
Parlamentares lamentaram a morte de Sirkis e destacaram a atuação dele na área ambiental. Marcelo Freixo (Psol-RJ) disse que se trata de um "dia triste para quem luta pela democracia e pelo meio ambiente". Marcelo Calero (Cidadania-RJ) concordou: "Sirkis era daqueles apaixonados pela Cidade, que conseguia unir técnica e sensibilidade ao pensar nosso futuro", comentou.
Também do Rio, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), lembrou que já trabalhou com ele na Câmara. "Cruzávamos ideias, um defensor ferrenho do Meio Ambiente. Minha total solidariedade à família e aos seus amigos", registrou. Alessandro Molon (PSB-RJ) também destacou a "contribuição imensa pra boa política, pro meio ambiente, pro jornalismo e pra literatura" de Sirkis.