Exclusiva: Hospital das Clínicas (HUPES/ UFBA) suspende internamentos e cirurgias eletivas por falta de insumos

Farol da Bahia teve acesso aos documentos

[Exclusiva: Hospital das Clínicas (HUPES/ UFBA) suspende internamentos e cirurgias eletivas por falta de insumos]

FOTO: Reprodução

Na tarde de hoje, 20, a Gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Prof Edgard Santos, Valdira Gonzaga Rodrigues, emitiu um ofício suspendendo internamentos, cirurgias eletivas, assim como procedimentos ambulatoriais invasivos no HUPES. 

A medida de parar com os internamentos e cirurgias eletivas, extrema e profundamente danosa à assistência aos usuários do SUS na Bahia, assim como ao ensino no Hospital, se deve ao desabastecimento e a falta de insumos básicos imprescindíveis à uma assistência com qualidade e segurança. 

A lista de produtos em falta é extensa: vai desde drenos, fios, sondas e cateteres, até materiais para hemodiálise, indispensáveis até para manter pacientes vivos. Curiosamente, em contrapartida à situação encontrada no Hupes, a EBserh publicou em seu site que já descentralizou neste ano mais de 1, 6 bilhão para os Hospitais que integram sua rede .

Sob Administração da EBserh desde 2014 , o Hupes é comandado pelo Prof Antônio Carlos Moreira Lemos há 6 anos e um dos ofícios aos quais o Farol da Bahia teve acesso, informa  que o gestor estará de férias no período de 23/11/20 a 07/12/20.

Foram feitas ligações para tentar falar com o responsável pelo hospital mas, possivelmente, o horário não era mais compatível com o atendimento.  O Farol da Bahia enviou e-mail questionando o que aconteceu para que o desabastecimento chegasse a este ponto e publicará a resposta do mesmo.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!