Exclusiva: Porta-voz do consorcio chinês diz que vai apresentar projeto da Ponte Salvador-Itaparica a ACM Neto

Prefeito de Salvador questionou a viabilidade da construção

[Exclusiva: Porta-voz do consorcio chinês diz que vai apresentar projeto da Ponte Salvador-Itaparica a ACM Neto]

FOTO: Gilberto Júnior | Farol da Bahia

O porta-voz do consórcio chinês responsável pela obra de construção da Ponte Salvador-Itaparica, Lin Li, disse nesta quinta-feira (12), em entrevista exclusiva ao Farol da Bahia, que irá apresentar a companhia e o projeto da obra para o prefeito de Salvador, ACM Neto. Na última segunda-feira (9), o gestor da capital baiana criticou a ausência da prefeitura em debates sobre a obra e questionou a viabilidade da construção.

“Possivelmente o prefeito ainda não conhece a nossa companhia, mas depois nós vamos visitar ele para explicar como será a nossa organização e planejamento para executar a implantação e operação da ponte”, disse Lin Li.

Ainda segundo ele, a obra tem um projeto totalmente viável. Sobre o lucro da construção, Lin Li disse que ainda não tem previsão. "Acreditamos que depois do 13° ano pode-se gerar uma receita positiva". Ele afirmou que a concessão do projeto será executada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Além disso, a gestão e administração da ponte terão duração de 30 anos. Segundo ele, a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, atrasou a assinatura do contrato, que estava prevista para o início deste ano.

Na manhã desta quinta (12), o governador da Bahia, Rui Costa, assinou o contrato para a construção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica. Conforme a assessoria do governo, com o documento assinado, as empresas chinesas terão um ano para elaborar o projeto e outros quatro para executar o equipamento.

O documento foi assinado pelo Governo do Estado e o consórcio chinês que irá realizar a obra, formado pelas empresas China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20). O investimento será de R$ 5,4 bilhões e o aporte do Estado será de R$ 1,5 bilhão. A previsão é que sejam gerados sete mil empregos durante a obra da ponte. 

Obra finalizada

De acordo com o porta-voz do consórcio chinês, quando a ponte estiver pronta ela será administrada por profissionais “experts” na área. Além disso, ainda segundo Lin Li, “nossas experiências da China em relação a tecnologia serão utilizadas para controlar o tráfego. Junto com profissionais brasileiros nós vamos trabalhar e realizar a concessão”, disse.

A estimativa é que 24 municípios sejam beneficiados com o encurtamento da distância e redução do tempo de viagem em mais de 40%, por não mais ser necessário realizar o contorno de 100 quilômetros pela BR-101 para acessar a capital baiana. A obra terá duração de quatro anos. Ainda segundo Lin li, não há previsão de adiantamento da obra. “Isso depende dos trabalhos entre nós e o consórcio com o governo”, concluiu. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!