• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Exportação de carne bovina do Brasil tem queda em maio devido a menor demanda da China

Exportação de carne bovina do Brasil tem queda em maio devido a menor demanda da China

Queda de 18% no volume de vendas levou ao acumulo de déficit do embarque nos primeiros cinco meses de 2021

Por Da Redação
Às

Exportação de carne bovina do Brasil tem queda em maio devido a menor demanda da China

Foto: Reprodução/Agência Brasil

As exportações de carne bovina do Brasil recuaram 18% em maio de 2021 na comparação com o mesmo período de 2020, o que levou o embarque acumulado em 2021 a voltar ao território negativo, de acordo com os dados apresentados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) nesta terça-feira (8). 

De acordo com dados do governo federal compilados pela Abiec, os embarques de carne bovina (in natura e processada) somaram 149,8 mil toneladas no mês passado. A receita atingiu US$ 725,2 milhões, queda de 7% na comparação anual. Com isso, o acumulado de janeiro a maio do atingiu 710.093 toneladas exportadas, um recuo de 2,9% frente aos cinco primeiros meses de 2020.

Por outro lado, as receitas ainda apuram alta de 2,2% na mesma base de comparação, a US$ 3,2 bilhões. A Abrafrigo detalhou que os volumes mais fracos em maio foram puxados por uma redução nos embarques para a China, principal cliente do Brasil em carne bovina.

O país asiático, por meio do continente e da cidade-estado de Hong Kong, importou 87.231 toneladas da proteína em maio, contra 118 mil toneladas no mesmo mês do ano passado, afirmou a Abrafrigo também com base em dados do governo.

No acumulado do ano, as compras chinesas alcançaram 418.160 toneladas, uma leve alta em relação às 413.648 toneladas registradas entre janeiro e maio de 2020, acrescentou a Abrafrigo. A associação dos frigoríficos ainda destacou um aumento nas aquisições de carne pelos Estados Unidos, que agora são o segundo maior importador do produto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.