Exposição Orixás Mirins da Pinacoteca do Beiru termina neste domingo (30)

Mostra no Museu de Arte Moderna da Bahia tem entrada gratuita

[Exposição Orixás Mirins da Pinacoteca do Beiru termina neste domingo (30)]

FOTO: Reprodução

A exposição ‘Orixás Mirins’ que está aberta ao público na Galeria 3 do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia), das 13h às 17h, termina neste domingo (30). A mostra tem entrada gratuita e integra o ‘Programa de Residências Artísticas do MAM-Bahia’, exibindo parte dos resultados de quatro meses de trabalhos da Pinacoteca do Beiru no museu.

“As obras representam as crianças como orixás mirins, que por sua vez apresentam arquétipos e particularidades inerentes a cada uma das entidades afro-brasileiras”, explica o artista e autor dos quadros feitos em tinta acrílica, Anderson AC, também idealizador da Pinacoteca do Beiru, com a produtora cultural Juliana Freire.

“Há também o desejo de explicitar debates sobre colorismo racial e convivência de entidades que mesmo tendo diferenças existenciais, mantêm-se em perfeita harmonia no xirê”, completa Anderson. A exposição é composta ainda por desenhos e pinturas de crianças que frequentaram as várias edições de Oficinas de Arte para Crianças promovidas pela Pinacoteca de outubro/2021 a janeiro/2022.

DUB no MAM e Oficinas 

A Pinacoteca realizou outras atividades, como o festival ‘DUB no MAM’ que promoveu e difundiu a música DUB e a cultura sound system. A iniciativa foi do EchoCultura e Pinacoteca. Dentre as atrações, Dudoo Caribe, Ed Brass, Roça Sound, Denison Doria, Magnata King Faya, Fall Clássico, Tatiana Trad, Pivoman e outros. "Esta ação reafirma o compromisso de ocupação de espaços públicos com consciência e engajamento, fortalecendo a relação do museu com as cenas reggae, DUB e sound system da cidade” detalha Juliana Freire.

Ela também promoveu rodas de conversas com pesquisadores e estudiosos, como a da temática ‘Beiru e o Antigo Quilombo do Cabula: um lugar de resistência’, além de oficinas como 'DUB: Ecos da Diáspora’ e ‘Pesquisa em Cinema’. Incluíram ainda visitação ao ateliê com o artista trabalhando, convidados com performances, leituras públicas e aulas.

Novas Residências

A Pinacoteca (pinacotecadobeiru.art) é um projeto de compartilhamento e integração artística com a comunidade do Beiru, Salvador, desde 2015. Segundo o curador do MAM, Daniel Rangel, planejam-se novas residências, como com o ‘Acervo da Laje’ (www.acervodalaje.com.br), outros coletivos e grupos que atuam na Bahia. “São ações artísticas que geram impacto social; a ideia é que o MAM se torne catalisador para que essas propostas ganhem mais visibilidade e a partir da troca com equipe e público do museu, se desenvolvam ainda mais artisticamente”, conclui Daniel.

Para mais informações sobre o MAM, acompanhe nossas redes sociais (instagram e facebook), acesse o site ou ligue para o telefone (71) 31176132 (9h às 12h e das 13h às 15h). O MAM funciona de terças a domingo com entrada gratuita. A exposição ‘O Museu de Dona Lina’ e a residência da Pinacoteca ficam abertas de 13h às 17h.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Macaco foge de parque e acaba sendo 'preso' em penitenciária no RJ]

O animal fugiu do Bioparque do Rio, que fica na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!