• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Exposição Orixás Mirins da Pinacoteca do Beiru termina neste domingo (30)

Exposição Orixás Mirins da Pinacoteca do Beiru termina neste domingo (30)

Mostra no Museu de Arte Moderna da Bahia tem entrada gratuita

Por Da Redação
Ás

Exposição Orixás Mirins da Pinacoteca do Beiru termina neste domingo (30)

Foto: Reprodução

A exposição ‘Orixás Mirins’ que está aberta ao público na Galeria 3 do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia), das 13h às 17h, termina neste domingo (30). A mostra tem entrada gratuita e integra o ‘Programa de Residências Artísticas do MAM-Bahia’, exibindo parte dos resultados de quatro meses de trabalhos da Pinacoteca do Beiru no museu.

“As obras representam as crianças como orixás mirins, que por sua vez apresentam arquétipos e particularidades inerentes a cada uma das entidades afro-brasileiras”, explica o artista e autor dos quadros feitos em tinta acrílica, Anderson AC, também idealizador da Pinacoteca do Beiru, com a produtora cultural Juliana Freire.

“Há também o desejo de explicitar debates sobre colorismo racial e convivência de entidades que mesmo tendo diferenças existenciais, mantêm-se em perfeita harmonia no xirê”, completa Anderson. A exposição é composta ainda por desenhos e pinturas de crianças que frequentaram as várias edições de Oficinas de Arte para Crianças promovidas pela Pinacoteca de outubro/2021 a janeiro/2022.

DUB no MAM e Oficinas 

A Pinacoteca realizou outras atividades, como o festival ‘DUB no MAM’ que promoveu e difundiu a música DUB e a cultura sound system. A iniciativa foi do EchoCultura e Pinacoteca. Dentre as atrações, Dudoo Caribe, Ed Brass, Roça Sound, Denison Doria, Magnata King Faya, Fall Clássico, Tatiana Trad, Pivoman e outros. "Esta ação reafirma o compromisso de ocupação de espaços públicos com consciência e engajamento, fortalecendo a relação do museu com as cenas reggae, DUB e sound system da cidade” detalha Juliana Freire.

Ela também promoveu rodas de conversas com pesquisadores e estudiosos, como a da temática ‘Beiru e o Antigo Quilombo do Cabula: um lugar de resistência’, além de oficinas como 'DUB: Ecos da Diáspora’ e ‘Pesquisa em Cinema’. Incluíram ainda visitação ao ateliê com o artista trabalhando, convidados com performances, leituras públicas e aulas.

Novas Residências

A Pinacoteca (pinacotecadobeiru.art) é um projeto de compartilhamento e integração artística com a comunidade do Beiru, Salvador, desde 2015. Segundo o curador do MAM, Daniel Rangel, planejam-se novas residências, como com o ‘Acervo da Laje’ (www.acervodalaje.com.br), outros coletivos e grupos que atuam na Bahia. “São ações artísticas que geram impacto social; a ideia é que o MAM se torne catalisador para que essas propostas ganhem mais visibilidade e a partir da troca com equipe e público do museu, se desenvolvam ainda mais artisticamente”, conclui Daniel.

Para mais informações sobre o MAM, acompanhe nossas redes sociais (instagram e facebook), acesse o site ou ligue para o telefone (71) 31176132 (9h às 12h e das 13h às 15h). O MAM funciona de terças a domingo com entrada gratuita. A exposição ‘O Museu de Dona Lina’ e a residência da Pinacoteca ficam abertas de 13h às 17h.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário