Extremo Sul da Bahia terá ventos de até 70 km/h até segunda-feira, alerta Inema
Inema emitiu alerta de nível de atenção para a região e recomenda cuidados com árvores, estruturas e atividades no mar

Foto: Reprodução/Redes sociais
O Extremo Sul da Bahia deve registrar ventos fortes entre a madrugada deste sábado (8) e a manhã de segunda-feira (10). O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) emitiu um alerta meteorológico de nível de atenção para a região, com maior intensidade prevista nas áreas próximas ao litoral.
O aviso começou às 3h deste sábado e permanece válido até as 10h de segunda-feira. Conforme o Inema, as rajadas podem alcançar velocidades entre 50 km/h e 70 km/h, principalmente ao longo deste sábado.
A condição meteorológica está associada à aproximação de um sistema frontal e à presença de um gradiente de pressão atmosférica sobre o Extremo Sul baiano. A combinação deve favorecer a intensificação dos ventos durante o período.
Entre os possíveis impactos estão a queda de galhos e árvores, o deslocamento de objetos e estruturas leves e interrupções pontuais no fornecimento de energia elétrica. As condições também podem dificultar atividades marítimas, especialmente em trechos mais expostos da costa.
O Inema orienta a população a evitar locais próximos a árvores, postes, placas, estruturas metálicas e outros objetos que possam ser deslocados pelas rajadas. A recomendação também é não permanecer sob estruturas frágeis ou que apresentem risco de desprendimento.
Quem estiver realizando atividades no mar ou navegando pela costa deve acompanhar a evolução das condições meteorológicas e redobrar a atenção enquanto o alerta estiver vigente.


