F-16 dos Emirados Árabes Unidos interceptam mísseis sobre Abu Dhabi
Milícia terrorista Houthi, do Iêmen, teria assumido autoria do ataque

Foto: Michael R. Holzwort/Wikimedia Commons
Os Emirados Árabes Unidos interceptaram dois mísseis balísticos sobre sua capital, Abu Dhabi, na manhã desta segunda-feira (24). A informação é da agência de mídia estatal WAM.
“O Ministério da Defesa anunciou na segunda-feira que suas forças de defesa aérea interceptaram e destruíram dois mísseis balísticos direcionados aos Emirados Árabes Unidos, que foram disparados pela milícia terrorista Houthi”, disse a agência.
O Ministério da Defesa doa Emirados Árabes informou também que não houve vítimas e que os “fragmentos dos mísseis balísticos caíram em diferentes áreas” ao redor de Abu Dhabi. A pasta também divulgou, em sua conta no Twitter, um vídeo da ação (confira no fim da nota).
Logo após a tentativa, o Departamento de Estado dos EUA emitiu um alerta de segurança, pedindo que os americanos na área a tomarem medidas de precaução, informa a CNBC.
“Houve relatos de um possível ataque com mísseis e atividades de defesa antimísseis em Abu Dhabi nesta manhã. A Embaixada lembra a todos os cidadãos americanos nos Emirados Árabes Unidos que mantenham um alto nível de conscientização sobre segurança”, dizia o alerta.
Um porta-voz militar houthi reivindicou a responsabilidade pelo ataque em um comunicado no canal de televisão houthi Al Masirah, afirmando que o grupo atacou os Emirados Árabes Unidos com drones e mísseis balísticos. Os Emirados Árabes Unidos continuariam a ser um alvo, alertou, “enquanto os ataques ao povo iemenita continuarem”.
“Avisamos empresas e investidores estrangeiros a deixarem os Emirados!” disse o porta-voz, Yehia Sarei, segundo uma tradução da Associated Press. “Este se tornou um país inseguro!”