Fábio Faria busca aproximação e pacificação entre Bolsonaro e Globo
Fábio se encontrou de maneira reservada há cerca de dez dias com João Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministro das Comunicações há cerca de dois meses, Fábio Faria (PSD-RN), 42 anos, tem articulado uma aproximação entre o presidente Jair Bolsonaro e a família Marinho, proprietária da TV Globo. Fábio se encontrou de maneira reservada há aproximadamente dez dias com João Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo.
Na semana passada, a nomeação de Maximiliano Martinhão para a secretaria de Radiofusão foi notada com atendimento a uma demanda da Globo. Martinhão é funcionário público de carreira da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e também foi secretário de Telecomunicações durante o governo de Dilma (PT).
Executivos da emissora negam que a nomeação possa ter sido discutida no encontro entre Marinho e Faria, porém, a aprovam. Martinhão é considerado peça importante, pois conhece bem os setores. A indicação foi movida pelo ex-ministro Gilberto Kassab, também membro do PSD.
É esperado pelo setor de radiofusão por parte de Martinhão e Fábio Faria que sejam realizadas mudanças na legislação que promovam isonomia na disputa de mercado, principalmente, com as empresas de internet, a exemplo da Netflix, Amazon e Spotify, que possuem vantagem fiscal, ou seja, pagam menos impostos.