Fabricante da vacina chinesa reage à desconfiança no Brasil e de Bolsonaro sobre Coronavac

Bolsonaro chegou a dizer que “o povo brasileiro não será cobaia de ninguém”

Por Da Redação
Ás

Fabricante da vacina chinesa reage à desconfiança no Brasil e de Bolsonaro sobre Coronavac

Foto: Diego Vara/Reuters

Responsável pela vacina para a Covid-19 que está sendo desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan de São Paulo, o laboratório chinês Sinovac, reagiu ontem (27) à desconfiança levantada sobre o imunizante no Brasil, a começar pelas provocações do presidente Jair Bolsonaro. Procurada pela coluna, a empresa com sede em Pequim afirmou que os resultados apresentados até agora são suficientes para assegurar aos brasileiros que é seguro tomar a vacina.

No ataque mais direto à credibilidade da China desde que chegou à presidência, Bolsonaro afirmou que “o povo brasileiro não será cobaia de ninguém” e que o governo federal não comprará a vacina chinesa, “até porque, como muitos dizem, esse vírus teria nascido lá”. 

De acordo com o laboratório chinês, as duas primeiras fases de testes da CoronaVac em voluntários na China demonstrou resultados satisfatórios em termos de imunização e segurança, e serviram como base para a seleção de dosagem para a fase 3 de estudos clínicos, a última etapa antes da aprovação. 

Quatro vacinas de empresas chinesas já estão na fase 3 de testes, e embora elas ainda não tenham sido aprovadas na fase final, milhares de pessoas em várias partes da China já tomaram os imunizantes, que serão aprovados de forma emergencial a partir de 22 de julho de 2021. A vacinação ainda não está disponível ao público em geral e não existe prazo para que isso ocorra.

Para a CoronaVac ser liberada no Brasil ainda precisa concluir a última fase dos testes clínicos e ser aprovada pela Anvisa, mas o governador de São Paulo, João Dória, afirmou que as primeiras seis milhões de doses chegarão ao Brasil até a próxima segunda-feira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário