Facebook anuncia remoção de "deepfakes" da rede social antes das eleições dos EUA deste ano
A ação tem como objetivo evitar a distorção de informações na plataforma

Foto: Divulgação | Unsplash
A empresa Facebook anunciou nesta terça (7), que irá remover vídeos com "deepfakes" da rede social antes das eleições presidenciais deste ano nos Estados Unidos (EUA). As 'deepfakes' são definidas como vídeos com graus de manipulação através de inteligência artificial que permite que o usuário mescle o próprio rosto, boca ou olhos em cima do rosto de uma outra pessoa, como uma celebridade ou político, fazendo com que uma pessoa diga ou faça algo que não aconteceu.
Segundo a empresa, para a remoção dos vídeos serão utilizados os seguintes critérios: se o conteúdo foi editado para além de ajustes de clareza ou qualidade, de forma imperceptível para uma pessoa comum e se IA (inteligência artificial) foi utilizada para mesclar, substituir ou sobrepor um conteúdo a um vídeo, fazendo ele parecer autêntico.
Apesar da medida, vídeos considerados como paródia ou sátira, não serão removidos da plataforma. Segundo a empresa, mais de 50 especialistas em áreas técnica, política, jurídica e de mídia foram ouvidos para formular essas políticas.