Facebook quer usar dados criptografados do WhatsApp para anúncios

A empresa anunciou vários empregos em seu site para quem deseja trabalhar com tecnologias de preservação da privacidade

Por Da Redação
Ás

Facebook quer usar dados criptografados do WhatsApp para anúncios

Foto: Reprodução

O relatório publicado pelo site The Information aponta que o Facebook quer desenvolver um método de análise de bate-papos do WhatsApp sem realmente descriptografar as informações. A suspeita surgiu a partir do anúncio da empresa de Mark Zuckerberg procurando profissionais para analisar a criptografia do aplicativo de bate-papo.

A empresa anunciou vários empregos em seu site para quem deseja trabalhar com tecnologias de preservação da privacidade, como computação segura e anonimização de dados, enquanto "simultaneamente expande a eficiência dos sistemas de publicidade líderes de mercado do Facebook".

O WhatsApp possui um dos diferenciais da criptografia de ponta a ponta. Isso significa que apenas os remetentes e destinatários podem ler as mensagens. Ou seja, nem o próprio aplicativo tem acesso ao conteúdo. Isso deve dar a você a tranquilidade de poder dizer o que quiser sem ninguém ver, ler ou ouvir.

Segundo o The Information, sem acesso ao conteúdo das conversas, fica complicado utilizar o aplicativo de bate-papo para fornecer anúncios direcionados. Esse obstáculo de criptografia do WhatsApp é algo que o Facebook está tentando superar.

Criptografia homomórfica

Uma tecnologia chamada de criptografia homomórfica teoricamente permitiria a coleta de dados para direcionamento de anúncios sem violar a privacidade dos usuários. Outros gigantes da tecnologia, incluindo provedores de computação em nuvem Microsoft, Amazon e Google, também se dedicam ao tema.

Dessa forma, a criptografia homomórfica permitiria que o Facebook respeitasse a privacidade dos dados dos usuários, preocupação de autoridades dos Estados Unidos e Europa, ao mesmo tempo que preserva o modelo de negócios da plataforma.

No Twitter, o CEO do WhatsApp, Will Cathcart, negou que a plataforma esteja pesquisando o uso da criptografia homomórfica. "Não é assim que a tecnologia funciona", afirmou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.