• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • FAKE: Bolsonaro não retirou emissão da carteira de estudante da UNE e da Ubes

FAKE: Bolsonaro não retirou emissão da carteira de estudante da UNE e da Ubes

Em nota, a UNE declarou que a lei 12.933 "garante que não exista monopólio de confecção de carteiras, possibilitando que o conjunto das entidades de representação possam confeccionar os documentos"

Às

FAKE: Bolsonaro não retirou emissão da carteira de estudante da UNE e da Ubes

Foto: Reprodução

Uma mensagem que está sendo compartilhada em diferentes redes sociais afirma que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) retirou a emissão da carteira de estudante da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Na publicação, consta que o documento passará a ser emitido eletronicamente com o CPF do aluno. E ainda há o comentário: "Você não vai ver isso na TV". Esse documento é FALSO: Bolsonaro não eliminou emissão da carteira de estudante pela UNE e Ubes.

Em entrevista com o Farol da Bahia, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) informou que é Fake News a notícia de que a união não emitirá mais a carteira de estudante: “A entidade não tem conhecimento sobre isso e continua emitindo a Carteira de Estudante, normalmente”, informou. A lei 12.933, de 2013, prevê a emissão do documento pela Associação Nacional de Pós-Graduandos, pela UNE, pela Ubes, pelas entidades estaduais e municipais filiadas a essas três mencionadas anteriormente, pelos Diretórios Centrais dos Estudantes e pelos Centros e Diretórios Acadêmicos. 

Em nota, a UNE declarou que a lei 12.933 "garante que não exista monopólio de confecção de carteiras, possibilitando que o conjunto das entidades de representação possam confeccionar os documentos em todo o país" e defende que o direito à emissão do documento do estudante que possibilita a meia-entrada deva continuar sendo do "das entidades do movimento estudantil brasileiro, não cabendo a governos, instituições de ensino ou bancos”, relatou. 

A redação do Farol da Bahia buscou esclarecer com o MEC sobre os rumores da possibilidade da articulação de uma carteira de meia entrada, gratuita e digital. Ainda não obtivemos resposta, aguardamos para atualização.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.