Falta de consenso na Câmara e desconfiança com o Senado travam PEC da Anistia
Relator tem se reunido com bancadas para ouvir sugestões e reclamações

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Líderes partidários da Câmara dos Deputados têm demonstrado desconfiança com o Senado em relação ao PL da Anistia após a tramitação da PEC da Blindagem. Eles reclamaram ao deputado relator Paulinho da Força que houve uma quebra de acordo e que temem que o mesmo ocorra com a anistia.
Uma reunião entre ele e os presidentes do Congresso Nacional estava marcada para a última quarta-feira (24), mas acabou cancelado. A intenção do relator era apresentar o substitutivo ainda na segunda-feira (29), mas novas reuniões e a interlocução entre as casas legislativas devem atrasar a matéria.
Além disso, a diversidade de propostas para o texto do PL da Anistia tem dificultado a construção de um texto de consenso na Câmara dos Deputados.
LEIA TAMBÉM: Motta desautoriza Paulinho e diz que votação de Imposto de Renda não depende de anistia
No decorrer da semana, o relator Paulinho da Força (Solidariedade-SP) se reuniu com PL, PT, PSDB, Federação União/PP e Podemos, em encontros em que ouviu sugestões e reclamações. Na próxima terça-feira (30), Paulinho da Força tem encontro marcado com as bancadas do PSD e PCdoB.
O relator, em meio ao périplo pelas bancadas partidárias, tem indicado que há maioria para um texto que revise a pena dos envolvidos em atos antidemocráticos. A bancada do Partido Liberal, entretanto, não aceita abrir mão da anistia ampla, geral e irrestrita.