Famílias voltam a consumir marcas preferidas, aponta Abras
Por causa dos altos preços, brasileiros tinham aberto mão de produtos mais caros, que costumavam comprar

Foto: Arquivo/Agência Brasil
O recuo no preço dos alimentos da cesta básica nos últimos meses fez com que o consumo das marcas que haviam sido deixadas de lado pelas famílias retornasse, diante do aumento da inflação. Isso é o que aponta a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Marcio Milan, vice-presidente da Abras, destaca a concessão do Auxílio Brasil de R$ 600 e a redução no preço dos combustíveis após o corte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) como fatores decisivos para o alívio no bolso dos consumidores.
"Essa redução faz com que todos os produtos baixem de preço e o consumidor volta a consumir aqueles produtos que tinha abandonado por conta da renda menor. O óleo de soja é um exemplo, e agora isso mostra o consumidor em uma condição melhor", afirmou Milan.
De acordo com informações divulgadas na quinta-feira (13) pelo IBGE, somente em agosto o consumo nos lares brasileiros aumentou 7,23%, em comparação ao mesmo mês do ano anterior.
Para Milan, a opção pelos substitutos cresceu durante a crise sanitária, o que diminuiu o consumo de carne vermelha no Brasil de 30,6 kg para menos de 28 kg. Agora, ele prevê uma retomada do consumo também das carnes bovinas, que estavam sendo trocadas substituídas por ovos e pela carne suína, opções mais baratas.