Farol da Bahia testa a nova Fiat Toro Freedom com motor 1.3 turbo

Pick-up ganha fôlego extra e mantém preços da linha 2021

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Farol da Bahia testa a nova Fiat Toro Freedom com motor 1.3 turbo

Líder em vendas de um segmento que ela mesmo criou em 2016 a Fiat Toro é uma pick-up que conquista compradores de Crossover pela versatilidade. Na linha 2022 a picape recebeu um facelift e ganhou novas rodas, mas o destaque fica por conta da nova motorização turbinada e a boa tecnologia a bordo. O Farol da Bahia teve a oportunidade de avaliar a versão Freedom, que deve ser a mais vendida nesta nova fase da pick-up com preço de R$ 131 mil. 

Para este pacote intermediário da Toro as mudanças foram discretas e se concentraram na dianteira do veículo. A Toro recebeu uma nova grade dianteira com todo conjunto óptico em LED, as luzes DRL foram mantidas, mas também recebeu uma grade cromada que fica posicionada entre as luzes diurnas. Por fim, as luzes de neblina que também são em LED, receberam uma nova moldura. O novo logo da Fiat desceu para a grade ampliada e ficou em maior destaque em

As rodas aro 17” receberam novos desenhos em todas as versões sendo com acabamento diamantado neste modelo intermediário. As linhas laterais e a traseira não receberam alterações. 

Internamente 

Por dentro, as mudanças foram positivas. A Fiat aumentou o espaço de porta-objetos; agora são 26 litros. As portas parecem com isolamento melhorado e receberam dois porta-copos enquanto o espaço na frente do câmbio recebeu um carregador por indução e o apoio de braço também recebeu mais um espaço para guardar objetos. A ergonomia e posições dos bancos revestidos em couro não tiveram nenhuma mudança. No painel o tabelier tem novo desenho e um elemento central confere mais requinte ao veículo. 

Melhor Conectividade

O destaque também fica por conta do painel de instrumentos que agora é totalmente digital e configurável em todas as versões. O kit multimídia tem tela de 8,4” na versão Freedom e dispõe de Wi-Fi a bordo , além de conectividade com Apple CarPlay e Android Auto. 

Para a nova Toro, a Fiat criou o aplicativo My Uconnect que permite o controle da picape por celular, smart watch e Alexa. No caso da versão Freedom, é possível bloquear e desbloquear o veículo, acionar luzes e buzinas, definir perímetro para rodagem, assistente de vallet, horário de rodagem e controle de velocidade. 

Motor turbo é novidade 

Eis aqui o tão esperado motor turbo da Fiat: 1.3 de 185cv no etanol e 27kgfm de torque. O câmbio continua o mesmo automático de seis velocidades. 

Também conhecido como T270 é produzido na China, na Polônia e no Polo Industrial de Betim (MG) e consumiu R$ 500 milhões no desenvolvimento, assim como foram necessárias 15.000 horas de trabalho para virar flex.

A construção do 1.3 adota o bloco feito de alumínio e quatro válvulas por cilindro – ao contrário de duas a exemplo do Firefly, naturalmente aspirado. Entre as novidades estão novo sistema de absorção de vibrações com revestimento superior e novos coxins. Há itens como turbina de baixa inércia, sensor de etanol junto à bomba de alta e outras melhorias como o sistema de ajuste de válvulas MultiAir III. 

No uso diário 

Durante nossa avaliação andamos com a picape em trechos urbanos e rodoviários e pudemos ver na prática as melhorias adotadas na Fiat Toro. Por um lado ela não chama a atenção pois as mudanças foram bem discretas no visual. Mas ao acelerar... quanta diferença. 

O motor turbo dá ao carro um maior fôlego e uma resposta mais rápida em baixas rotações, a partir de 1.800rpm os 185cv já se fazem presentes. A força se mantém uniforme em boa parte das rotações caindo somente a partir de 4.500rpm. Assim a Toro acelera e ultrapassa com segurança enquanto as relações de velocidade com o câmbio quase não mudaram e são satisfatórias. Há novidades na suspensão traseira que parece mais confortável para os passageiros enquanto capacidade de carga não mudou. 

Durante nosso percurso por trechos urbanos pudemos perceber o trabalho feito na suspensão do veículo que fez com que a Toro não pule muito ao passar por buracos e lombadas dando um conforto de automóvel a um utilitário.

Em nosso teste de estrada, a picape mostrou um ótimo comportamento ao realizar curvas até 80km/h, porém o consumo também decepcionou, registramos a média de 7,9km/l. Rodando com um tanque completo de etanol ela percorreu 360km perfazendo uma média de 7,3km/l em circuitos mistos. Apesar da média razoável o desempenho mudou muito em relação ao e.TorQ 1.8.

Competitiva a Toro segue sem concorrentes à altura em um segmento que ela mesma inaugurou. Por R$ 131 mil o consumidor leva para casa um produto atualizado, com motor potente e turbinado e boa lista de equipamentos pelo valor semelhante ao de um SUV compacto completo.

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