Farol da Bahia testa Foton Tunland V7 e V9 com motor híbrido

Picapes da Foton completam linha de caminhões vendidos aqui há 15 anos

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Farol da Bahia testa Foton Tunland V7 e V9 com motor híbrido

A Foton, marca chinesa que atua no Brasil desde 2010 no segmento de caminhões, passou a operar diretamente no país a partir de 2023. Em 2025, a empresa deu início à comercialização da Tunland, sua primeira linha de picapes. O modelo é oferecido em duas versões: a V7, de entrada, e a V9, com proposta mais sofisticada.

Dimensões e capacidade

A Tunland tem porte avantajado, com 5,61 m de comprimento, 2,09 m de largura e quase 1,95 m de altura. A caçamba suporta até 1.050 kg na versão V7 (1.000 kg na V9), com volume de 1.379 litros. O modelo oferece ainda protetor de caçamba, degrau de acesso e capacidade de reboque de 3,5 toneladas.

Interior e tecnologia

O espaço interno é um dos destaques. Segundo a Foton, a altura da cabine chega a 1,23 m, a maior do segmento. O painel conta com duas telas digitais: quadro de instrumentos de 12,3 polegadas e multimídia de 14,6 polegadas, com alta resolução. A lista de equipamentos inclui câmera 360°, função “chassi transparente”, ar-condicionado digital, bancos com ventilação e aquecimento, acabamento integral em couro e três opções de cores internas (terracota, branco e café).

Outros itens chamam atenção: 256 configurações de iluminação ambiente, tomada de 220 V para os ocupantes traseiros e, na versão V9, teto solar panorâmico.

Motor e sistema híbrido

A Tunland adota motor AUCAN 2.0 turbodiesel, desenvolvido pela própria Foton, associado ao câmbio automático ZF de oito marchas e turbina Borg Warner. O conjunto entrega 175 cv e 445 Nm de torque. O sistema híbrido leve Bosch de 48 V auxilia funções como ar-condicionado, start-stop e recuperação de energia, mas não acrescenta potência ao motor. O conjunto já está homologado para o Proconve L8.

A suspensão dianteira é McPherson, enquanto a traseira varia: eixo rígido na V7 e molas helicoidais na V9. A picape oferece seis modos de condução, incluindo areia, lama e esportivo.

Segurança a bordo 

De série, há seis airbags e pacote ADAS com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa (com correção ativa na V9), detector de fadiga com reconhecimento facial, leitura de placas e alerta de abertura de portas — item inédito entre picapes médias.

Impressões ao dirigir

As duas versões compartilham a mesma mecânica, diferenciando-se pela suspensão traseira. No primeiro contato, o bom nível de montagem e acabamento chamam a atenção. A posição de dirigir é elevada e voltada ao conforto, próxima à de SUVs grandes.

O motor a diesel aliado ao sistema híbrido leve oferece partida silenciosa, sem ruído metálico. Apesar da potência modesta frente a concorrentes, o torque em baixa rotação garante respostas satisfatórias. A suspensão mostrou-se bem calibrada e os sistemas eletrônicos atuam de forma intensa, mas podem ser ajustados posteriormente.

Na estrada, a abundância de alertas pode incomodar, embora o conforto geral supere o de rivais diretos.

Rede e vendas

A Foton projeta chegar a 110 concessionárias até o fim de 2025. Globalmente, foram vendidas 650 mil unidades da Tunland em 2024, incluindo 60 mil elétricas — número que deve chegar a 100 mil este ano. No Brasil, cerca de 300 unidades já foram entregues, e a meta é atingir 3.000 por ano, o que representaria até 2% do mercado.

A Tunland V7 custa R$ 289,9 mil e a V9 sai por R$ 309,9 mil. Ambas têm garantia de cinco anos sem limite de quilometragem, com extensão opcional para dez anos ou 200 mil km.

Criada em 1996, a Foton é líder em veículos comerciais na China. Em 2007, firmou parceria com a Cummins e, em 2012, com a Daimler. Atualmente, divide projetos de caminhões pesados com a Mercedes-Benz. A estratégia no Brasil inclui, futuramente, a possibilidade de produção local em Caxias do Sul

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