Farol da Bahia testa o novo Citroën C3 Aircross 7 Shine com sete lugares

Veículo familiar é despojado mas tem preço de SUv compacto de entrada

O Citroën C3 Aircross 7 é a versão de sete assentos como o nome do produto sugere. Posicionado como veículo com esse perfil mais em conta do mercado nacional, testamos a novidade que está chegando às lojas agora em março de 2024. 

Dimensões e conceito 

Simplificado mas espaçoso o crossover produzido em Porto Real/RJ usa a plataforma CMP do C3 alongada mas com as dimensões do C3 de 5 assentos: 4,32m de comprimento, 2,67m de entre eixos, 1,72m de largura e 1,67m de altura. Soma-se a isso o porta malas de 493 litros com 5 lugares e 1.080 com o banco traseiro rebatido. Com 7 lugares acionados são apenas 50 litros. A porta traseira é bem ampla e oferece acesso com 95cm de altura e 62,9cm de largura. A altura do solo também é generosa: 23,3cm.

C3 Aircross com 7 lugares 

Embora tenham o mesmo visual e dimensões o C3 Aircross tem uma alteração invisível ao olho do consumidor comum. Há uma ancoragem na estrutura traseira justamente para a fixação dos dois bancos na terceira fila que são encaixados. 

Na prática esses dois últimos assentos comportam crianças ou adultos desde que de estatura mediana e não por longas viagens. É o mesmo espaço que a concorrente Spin oferece em uma analogia simples. 

Para remover estes dois últimos bancos pode-se puxar as alavancas no encosto lombar e no assento, rebatendo-se o encosto e assento do banco para frente. Os passageiros da terceira fileira terão disponíveis duas tomadas USB extras e dois porta-copos, porém o espaço é pequeno com pouca visibilidade externa. 

Vale lembrar que com estas dimensões o C3 Aircross tem boa sensação de espaço interno. Os bancos da frente, porém, são um pouco altos demais sobre o assoalho com pouca amplitude de ajuste de altura. A segunda fila é bem espaçosa mesmo para os mais altos com área de ombros, conforto para os pés e joelhos bem dimensionados. 

A retirada da terceira fileira do C3 Aircross 7 é feita por um pino na parte superior e uma fita embaixo do banco que permitem que o assento seja retirado por inteiro. Estes rebatimentos dos bancos da segunda fileira e a retirada ou rebatimento dos assentos da terceira fileira dão uma flexibilidade de carga e transporte, ou de passageiros e carga combinados.  

Versão Shine é a mais completa 

A linha do novo C3 não é o que se pode chamar de carro de fino acabamento. É um modelo de acesso ao universo dos carros familiares. Tudo é bem simples, com muto plástico, há uma chave esguia que não é do tipo canivete ou presencial. Também não há ajuste de altura dos cintos de segurança dianteiros, nem mesmo para o motorista, não estão presente assistentes ativos ao condutor, como frenagem autônoma emergencial e ACC (controle de cruzeiro adaptativo) que se tornaram comuns em SUVs compactos, mas suprimidas no novo Aircross. Em termos segurança há apenas dois airbags de série ou quatro nos modelos mais caros. 

A central multimídia é de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e na versão avaliada o Citroën C3 Aircross contava com um carregador de celular por indução no painel. Os comandos do ar-condicionado são botões de fácil operação no centro do painel mas de aparência rústica e o volante é multifuncional e intuitivo, com ajuste apenas de altura, sem regulagem de profundidade da coluna de direção. O quadro de instrumentos é digital de 7 polegadas de boa leitura e contraste. 

O que parecia ser um diferencial, a saída de ar condicionado no teto para os passageiros da segunda e terceira fileiras, acabou sendo inconveniente pelo ruido gerado por seu ventilador, localizada próxima as cabeças do  motorista e carona o ruido gerado incomoda de sobremaneira , principalmente se estiver ligada em velocidade elevada. O ruído do ventilador do ar condicionado no cofre do veículo também incomodam. 

A suspensão do Citroën C3 Aircross é um dos pontos positivos do veículo. É um carro macio sem comprometer a estabilidade e capaz de filtrar imperfeições do solo. Dado a altura do solo de 233 mm e ângulos de ataque de 23,8° na dianteira e 32° na traseira, transpor obstáculos com ele não é um problema, passar por valetas e lombadas é uma tarefa simples. 

Em curvas mais acentuadas, a carroceria rola um pouco mais do que deveria, mas não chega a preocupar os ocupantes.

Motor T200 turbo 

O C3 AIRCROSS 7 tem 1.272 kg com o motor 1.0L Turbo flex T200 de três-cilindros e 12V com injeção direta e sistema MultiAir III que produz 130 cv e 20,4 kgfm de torque já a 1.750 rpm faz retomadas rápidas e mantém a velocidade desejada em estradas com câmbio CVT automático de 7 velocidades simuladas. O  motor transmite de forma suave e linear o torque e a potencia, sem trancos ou passagens grosseiras de velocidade. Segundo a Citroën, vai de 0 a 100 km/h em até 9,8 segundos e seu consumo de acordo com o Inmetro, é de 10,6 km/litro na cidade e 12 km/litro na estrada com gasolina, e 7,4/8,6 km/litro com etanol, respectivamente

O Citroën C3 Aircross tem preços acessíveis entre R$ 109.990 ate R$ 136.590, caso da versão avaliada nesta reportagem que é de 7 lugares e com a lista mais completa de itens de série. Nessa faixa de preço é possível comprar um SUV compacto de entrada ou, no máximo intermediário com 5 lugares. Olhando sob esse ângulo e tendo em vista uma lista de itens de série enxuta ele vai agradar consumidores menos exigentes e de orçamento mais limitado em busca de um carro para a família. 


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