• Home/
  • Notícias/
  • Justiça/
  • Farra do INSS: ONGs investigadas são sediadas no mesmo prédio no Distrito Federal

Farra do INSS: ONGs investigadas são sediadas no mesmo prédio no Distrito Federal

Com CNPJs ativos, ambas empresas são localizadas no mesmo prédio empresarial, e diferem apenas no número da sala

Por Da Redação
Às

Farra do INSS: ONGs investigadas são sediadas no mesmo prédio no Distrito Federal

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (Conafer) e a Associação dos Aposentos do Brasil (AAB), associações investigadas no caso conhecido como "farra do INSS", são sediadas no mesmo prédio empresarial, localizado no Setor Comercial Sul de Brasília, no Distrito Federal. As informações são do Portal Metrópoles.

Informações do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) das instituições indicam que as associações estão apenas em salas diferentes. Segundo a Receita Federal, ambos os CNPJS permanecem ativos, com os mesmos dados.

As instituições aparecem na lista de Processos Administrativos de Responsabilização (PAR) instaurados pela Controladoria-Geral em setembro deste ano, por suspeita de aplicaram descontos ilegais em aposentadorias e pensões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

As investigações indicam que a Conafer teria desviado ao menos R$ 640 milhões de aposentadorias associadas à instituição. A Polícia Federal cumpriu mandado de prisão contra dirigentes da associação na segunda-feira (17). O presidente, Carlos Roberto Ferreira Lopes, suspeito de chefiar o esquema que contava com núcleos político, financeiro e de comando para cometer as fraudes, não foi localizado e segue foragido.

Segundo as investigações, a AAB teria solicitado descontos em benefícios de ao menos 27 mil pessoas mortas. Devido aos fatos, o presidente da AAB, Dogival José dos Santos, foi convocado para prestar depoimento no Senado Federal. Parlamentares solicitaram, no dia 6 de novembro, quebra de sigilo bancário e fiscal do dirigente da instituição.

Dogival, assim como Lucineide dos Santos Oliveira, outra sócia da AAB, são donos de igrejas evangélicas localizadas na capital da República. Uma das igrejas fica na região do Recanto das Emas, no DF, no mesmo endereço de empresa pertencente a Samuel Chrisostomo do Bomfim Junior, contador da Conafer.

As investigações ainda indicam que no local consta apenas a instituição religiosa, o que leva a suspeita de ser uma empresa fantasma. Outros CNPJs diferentes em nome de Samuel e de Lucineide operam em um sobrado na mesma região administrativa. Além dos empreendimentos da dupla, funcionam no endereço empresas pertencentes a Cícero Marcelino de Souza Santos, assessor do presidente da Conafer.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.