Faturamento de pequenos e médios e-commerce cresce 23% no primeiro trimestre do ano
Movimento foi de cerca de R$ 703 milhões
O faturamento dos pequenos e médios e-commerce aumentou cerca de 23% no primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período de 2022. O movimento foi de cerca de R$ 703 milhões, segundo dados são da Nuvemshop, plataforma de e-commerce para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.
“Mesmo com os desafios econômicos no país e no mundo, os dados mostram que o e-commerce segue fortalecido no Brasil. O ambiente virtual permite que os lojistas atinjam seus clientes com mais facilidade e faz com que os pequenos e médios negócios consigam vender para todo o país, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Além disso, as automações e evoluções constantes otimizam a experiência de vender, impactando em mais vendas para os lojistas e melhores compras para os consumidores", explica Mylena Gama, especialista em e-commerce da Nuvemshop.
A representatividade do PIX também cresceu no período, sendo usado para 34% dos pedidos pagos neste ano. Mas, o cartão de crédito foi o método mais utilizado no período, com 49,5% dos pagamentos. Cerca de 78% das compras foram realizadas via aparelhos móveis.
O volume de pedidos online, entre janeiro e março, chegou a quase 3 milhões, indicando um crescimento de cerca de 21% em relação aos três primeiros meses do ano passado (pouco mais de 2 milhões).
No total, foram vendidos mais de 12 milhões de itens no e-commerce, equivalente a 16% a mais do que no em 2022, quando foram comercializados 10,7 milhões de produtos. Além disso, o valor médio por compra chegou a R$ 243,60 no país (no ano passado, era de R$ 236,92).
Em relação aos segmentos mais vendidos, Moda liderou com R$ 255 milhões, seguido por Saúde & Beleza (R$ 61 milhões), Acessórios (R$ 54,5 milhões), e Casa & Jardim (R$ 32 milhões).