• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • "Vamos poder alavancar muitos investimentos", diz Haddad sobre novo marco das PPPs

"Vamos poder alavancar muitos investimentos", diz Haddad sobre novo marco das PPPs

Programa seria lançado nesta segunda, mas foi adiado

Por Da Redação
Ás

"Vamos poder alavancar muitos investimentos", diz Haddad sobre novo marco das PPPs

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (10) que o novo marco das Parcerias Público-Privadas (PPPs) vai alavancar, principalmente, investimentos em saneamento no país. O novo marco seria lançado nesta segunda, mas foi adiado para a próxima semana.

O motivo do adiamento é a apresentação dos balanços de 100 dias de governo e por causa da viagem presidencial à China. Haddad estará na comitiva.

A ideia do novo marco é permitir que as PPPs fechadas por estados tenham a União como garantidora das operações de crédito.

"Sempre teve um pleito dos estados e grandes municípios que as PPPs não contavam com apoio do Tesouro, sobretudo quanto às garantias. E com o aval do Tesouro estendido para as PPPs dos estados, sobretudo na área de saneamento, que vai ter muita PPP, eu penso que vamos poder alavancar muitos investimentos", disse o ministro.

Tesouro

Para o ministro, será difícil atingir o prazo até 2033 para universalizar o atendimento na área de saneamento da população sem a garantia do Tesouro nos projetos. 

"Com esse aval, tanto as empresas estaduais quanto os parceiros privados vão poder contar com o Tesouro Nacional, então nós devemos ter aí uma ampliação grande dos investimentos em saneamento", afirmou.

Haddad disse ainda, que o a garantia do Tesouro nos contratos ajudará a diminuir os custos dos projetos. "O aval do Tesouro nas PPPs pode representar incremento grande e uma diminuição de custos, porque essa universalização [do saneamento] não pode representar um aumento muito grande da conta de água, pelo contrário.”

O novo marco do saneamento estabeleceu como meta a universalização dos serviços de saneamento básico até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90%, ao tratamento e à coleta de esgoto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário