Faturamento do e-commerce cresce 40,16% no Nordeste
Na comparação entre regiões, Nordeste foi que obteve melhor desemprenho nos primeiros sete meses do ano

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Dados do índice MCC-ENET, divulgados pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) nesta quinta-feira (26), apontam que o Nordeste brasileiro registrou crescimento de 40,16% no faturamento do e-commerce nos primeiros sete meses do ano.
Considerando o período de janeiro a julho de 2021, o Nordeste ficou em primeiro lugar na composição regional. As demais regiões tiveram o seguinte desempenho nas vendas: Centro-Oeste (33,66%); Norte (24,39%); Sul (18,94%) e Sudeste (9,46%). De acordo com o levantamento, o Nordeste também lidera as vendas realizadas pela internet, ao comparar os meses de julho e junho, com alta de (5,89%). As demais regiões configuraram da seguinte forma: Centro-Oeste (5,48%); Norte (3,00%); Sudeste (2,48%); e Sul (−0,89%).
Em relação ao faturamento, os dados apontam que, no período, o Nordeste registrou alta de 2,02%, permanecendo na primeira colocação regional. As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Centro-Oeste (0,22%); Sudeste (0,09%); Sul (−0,95%); e Norte (−3,38%). No acumulado do ano, os dados foram: Nordeste (40,16%); Centro-Oeste (36,64%); Sul (30,04%); Norte (24,17%); e Sudeste (17,60%).
Segundo Gastão Mattos, responsável pelo levantamento, os números representam um marco importante para o segmento. "Os índices do MCC-ENET de Julho/21 mostram que o brasileiro já se habituou a realizar parte significativa de suas compras através do comércio eletrônico. Chegamos a 11% do consumo acumulado em 12 meses, no período que se encerrou em Junho/2021, feito através da Internet, um marco importante para o segmento, que poderá ser superado nos próximos meses, dada a tendência de aceleração das compras online", disse.
Pesquisa
O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.
Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites Mercado Livre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.