Faturamento na indústria em agosto retomou ao nível pré-pandemia, afirma CNI

Emprego na indústria aumentou 1,9% em agosto em relação a julho

Por Da Redação
Às

Faturamento na indústria em agosto retomou ao nível pré-pandemia, afirma CNI

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou um boletim nesta terça-feira (6), que indica o retorno do faturamento industrial em agosto ao mesmo nível do período pré-pandemia. A confederação também destaca que houve um crescimento do emprego industrial e que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) retornou ao patamar anterior às medidas de contenção adotadas para conter o contágio da Covid-19.

Contudo, apesar da retomada dos níveis de faturamento, ao ser comparado com os dados de 2019 a evolução positiva dos indicadores não foram superados. Em comparação com o mês anterior, as vendas industriais cresceram 2,3% em agosto e acumula uma alta de 37,7% desde maio. Mas, ainda assim, em razão da forte queda de março e abril, o valor ainda é 3,9% abaixo do registrado no mesmo período de 2019. 

O emprego na indústria aumentou 1,9% em agosto em relação a julho, após ajuste sazonal. Com os impactos gerados na crise pela pandemia, esse foi o primeiro crescimento apurado no ano de 2020. Porém, na comparação com agosto de 2019, houve uma queda de 2,9% e, no acumulado do ano (janeiro-agosto), o indicador caiu 2,7% ante o mesmo período de 2019.

Já sobre o movimento da massa salarial, o rendimento médio real pago aos trabalhadores cresceu 2,8% em agosto na comparação com julho, após ajuste sazonal. O rendimento médio também é afetado devido aos acordos de redução de jornada ou suspensão de contratos.

Ainda segundo a entidade, a UCI de agosto alcançou 78,1% e está praticamente no mesmo patamar que se situava antes da crise. O número está 6 pontos percentuais sobre agosto de 2019.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário