Favorecimento a suspeitos, venda de peças de veículos no pátio e sexo em delegacia: policial é investigado por série de irregularidades na Bahia
Agente atuou na 9ª DT/ Boca do Rio e 8ª DT/Valéria, ambas em Salvador, onde as irregularidades eram realizadas

Foto: Alberto Maraux/ SSP-BA
A Polícia Civil da Bahia investiga um agente por uma série de práticas irregulares em delegacias localizadas em Salvador. Entre as condutas estão o favorecimento de suspeitos citados em processos e a utilização das dependências das unidades para práticas sexuais.
O policial já atuou como investigador e coordenador pela corporação. As irregularidades teriam sido praticadas entre os anos de 2021 e 2024, na 9ª DT/ Boca do Rio e 8ª DT/Valéria.
Foram instauradas duas portarias contra o policial, assinadas pelo delegado-geral André Viana. Ao todo, ele é investigado por:
- Favorecimento a supostos autores envolvidos em procedimentos policiais que tramitavam na 9ª DT/ Boca do Rio;
- Autorizar que o filho participasse de diligências policiais, inclusive dirigindo viaturas;
- Permitir que menores de idade circulassem nas dependências da delegacia e tivessem contato com armas na sala de investigação;
- Adulteração da placa de uma viatura para dificultar a identificação;
- Apreensão e liberação de uma motocicleta sem registro de ocorrência ou conhecimento da autoridade policial;
- Utilização das dependências da unidade policial para práticas sexuais;
- Participação na retirada e venda de peças de veículos que estariam depositados no pátio da 8ª DT, com auxílio de dois mecânicos.
As comissões designadas para as investigações são compostas por delegados. Os prazos para conclusão são de 60 dias para o processo administrativo disciplinar e 30 dias para a sindicância.