Fazenda está pronta para colaborar com BC se for necessário, diz Haddad sobre Master
Presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, foi preso na noite de segunda-feira (17)

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, disse na manhã desta terça-feira (18) que o ministério está pronto para colaborar com o Banco Central, caso seja necessário, no tema da liquidação do Banco Master.
Ele afirmou porém, que não comentaria a liquidação e a detenção do banqueiro Daniel Vorcaro pela Polícia Federal, por se tratar de assunto delicado e da alçada da autoridade monetária.
"O Banco Central é o regulador do sistema financeiro e eu tenho certeza que, para ter chegado a esse ponto, todo o processo deve estar muito robusto", afirmou o ministro a jornalistas. "O que cabe à Fazenda é dar suporte para as consequências desse ato [e], se houver, nós estamos aqui prontos para colaborar".
LEIA TAMBÉM:
• PF prende banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
• Presidente do BRB é afastado do cargo em investigação sobre Banco Master
O Banco Central decretou nesta terça a liquidação do Banco Master e colocou o Master Múltiplo, instituição que integra o conglomerado, sob regime de administração especial temporária por até 120 dias. Apenas o Will Bank foi preservado devido ao interesse de investidores em adquirir o banco digital.
O anúncio foi feito um dia depois da Fictor Holding Financeira fazer uma proposta para compra da instituição de Daniel Vorcaro e mais de dois meses após a autoridade monetária ter rejeitado a compra do banco pelo BRB (Banco de Brasília).
O banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Master, foi preso pela Polícia Federal na noite desta segunda-feira (17), em São Paulo. Segundo integrantes da corporação, havia uma suspeita de que o banqueiro poderia deixar o país para evitar a prisão. Ele se preparava para embarcar num voo para o exterior. A operação da PF mirava combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras.
Os advogados de Vorcaro negam fuga e dizem que banqueiro estava viajando a Dubai para tratar da venda.


