Febraban: 85% dos brasileiros aprovam o PIX
Adesão a nova modalidade de pagamento é de 71% dos brasileiros

Foto: Agência Brasil
Segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), divulgada na última terça-feira (28), o PIX, modalidade de pagamentos instantâneos, tem aprovação de 85% dos brasileiros.
Ao menos 71% da população aderiu a nova modalidade de pagamento, implantada em novembro de 2020.
A aprovação é maior entre os jovens de 18 a 24 anos, em que quase todos os entrevistados aprovam a modalidade (99%). Em pessoas na faixa de 25 a 44 anos, o percentual chega a 96%.
Por escolaridade, a aprovação é de 90% para pessoas que tem o ensino médio e 92% para o ensino superior; já em renda, a faixa que ultrapassa cinco salários mínimos é a que mais aprova, com 90%. Entre pessoas com 60 anos ou mais, o número é menor e a aprovação fica em 65%.
Golpes no PIX
O levantamento aponta que, entre setembro e o mês atual, o número de pessoas que sofreram golpe por meio da modalidade PIX é de 22%, sendo o público com mais de 60 anos, o mais vulnerável (30%).
Além disso, das pessoas que sofreram tentativa de golpe, 69% não caíram na fraude. Outros 30% afirmam ter caído e perderam dinheiro.
A clonagem de cartão de crédito ou troca de cartões é o golpe mais registrado, com 48%. Já o golpe da central falsa, em que alguém pede seus dados por telefone teve um aumento para 28% em dezembro, sendo mencionado, principalmente, por pessoas entre 45 a 59 anos (39%).
O golpe do WhatsApp, em que alguém se passa por um conhecido solicitando dinheiro, ficou com 24%.
"O papel informativo do setor bancário no alerta e orientação aos consumidores em relação aos golpes é destacado por mais da metade dos entrevistados que já receberam materiais de comunicação de bancos e outras entidades a esse respeito”, diz a Febraban em nota. “É praticamente unânime (96%) a atribuição de importância a esse tipo de informação para a prevenção e combate a tais ocorrências”, concluiu.


