Feira de games brasileira busca ampliação com nova casa e atrações robustas
A programação deste ano é uma das mais robustas da feira

Foto: Divulgação
Começa nesta quinta-feira (9) e vai até este domingo (12) a BGS, a Brasil Game Show, maior feira de games da América Latina e um dos principais eventos do setor no país. Com nova casa e atrações robustas, o evento tenta ganhar ainda mais força em relação aos jogadores e empresas que expõem seus produtos.
A BGS chega à sua 16ª edição no Distrito Anhembi, na zona norte de São Paulo, quatro vezes maior que o Expo Center Norte, na mesma região da cidade e onde o evento aconteceu por 13 anos. O aumento da escala fez novos e maiores estandes aparecerem e levou à ampliação da área de negócios.
Entre as empresas presentes estarão Nintendo, que exibirá o Switch 2 no Brasil pela primeira vez, além de Sega, Konami, Pokémon e Riot Games. Algumas celebridades também marcarão presença, como Hideo Kojima (criador de "Death Stranding") e Naoki Hamaguchi (diretor de "Final Fantasy VII Remake").
Os ingressos estão à venda com preços a partir de R$ 154, mas o sábado (11), por exemplo, está esgotado. A quinta-feira é voltada para jornalistas e pessoas que trabalham no setor, e o público passa a acessar a feira a partir de sexta-feira (10).
A programação deste ano é uma das mais robustas da feira. Além das empresas e das personalidades, a feira reserva apresentações inéditas, como a PlayStation The Concert, que toca as trilhas de jogos clássicos como "God of War", "The Last of Us" e "Ghost of Tsushima", dentre outros.
A BGS também criou um espaço próprio para cosplayers, jogadores que se fantasiam de personagens de franquias de games. Os fãs que se cadastraram terão acesso aos cenários disponíveis pelo evento, além de camarins para se trocar. Também ocorrerão desfiles durante os dias de evento.
Outro destaque será o Brawl Stars LCQ Arena, campeonato de "Brawl Stars", em estande da Supercell com 5.000 m² de área. 16 times de jogadores de todo o mundo competirão na feira, e quatro deles serão classificados para as finais do campeonato.
Mas para muitos dos games o principal atrativo é a Nintendo, com a estreia de seu Switch 2 no Brasil. A companhia trará o novo console e jogos para experimentação, como "Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2", lançado na última quinta-feira (2).
Nas sessões de encontro com personalidades e influenciadores será possível encontrar com algumas figuras históricas em games, como Takashi Iizuka, diretor criativo do Sonic Team e influente na construção da franquia, e Naoki Hamaguchi.
Hideo Kojima é outra celebridade dos jogos que estará na BGS: ele traz a Death Stranding 2: World Stranded Tour, turnê que celebra o lançamento de "Death Stranding 2" e que compartilhará informações sobre o título e o futuro da franquia entre os fãs. Ele também avaliará cosplays na feira.
Para os que vão a negócios, o Distrito Anhembi levou ao aumento da área de encontro para troca de contatos e conversas profissionais em games.
Todas estas mudanças são vistas pelo fundador e chefe executivo da BGS, Marcelo Tavares, como a entrada em "uma nova fase", frase que reflete o slogan do evento neste ano. Ele afirma que o evento está reconstruído, maior e mais moderno, pensando no que o público precisa e demanda.
"Eu acho que hoje, pelo perfil das empresas que participam do evento, pelo perfil do pavilhão, da estrutura que a gente oferece para o expositor e para o visitante, a BGS não deixa em nada a desejar comparado com os grandes eventos internacionais", diz.
"Hoje é uma das três maiores feiras de games do mundo quando a gente fala em público visitante, e a gente recebe anualmente jornalistas de fora, influenciadores de fora. Aqui, do Brasil, são cerca de 10 mil pedidos de credenciamento que a gente teve esse ano, de jornalistas, influenciadores".
Para Tavares, tanto a BGS quanto os gamers amadureceram, e isso pode ser visto no perfil do visitante: se antes, segundo o chefe executivo, o evento era majoritariamente adolescente, masculino e com foco no console, hoje o público é mais diverso, adulto e que jogam em diferentes dispositivos.
O empresário cita o dia da feira reservado a negócios e à imprensa, além das conferências e anúncios para o país e para a América Latina para mostrar a relevância internacional da Brasil Game Show, e afirma que a feira leva a força do mercado brasileiro dos games para o restante do mundo.
"A BGS é um cartão de visitas do mercado brasileiro para o resto do mundo. Ter a presença de empresas multinacionais é fundamental. Temos uma série de iniciativas para alavancar esse processo, como apresentações dedicadas a partir desse ano também na área de negócios. A BGS é uma grande plataforma para gerar essas conexões, apresentar lançamentos e novidades", concluiu.
BRASIL GAME SHOW
Quando: e 9 a 12 de outubro, das 13h às 21h
Onde: distrito Anhembi
Preço: ingressos a partir de R$ 154