Feira FICOMEX mira ampliar exportações baianas com negócios internacionais
Evento em Goiânia pretende fortalecer comércio exterior e atrair oportunidades para empresas da Bahia

Foto: Cristiano Borges
A Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX) será realizada entre 4 e 6 de setembro, em Goiânia (GO), com a proposta de ampliar conexões entre empresas brasileiras e parceiros de diversos países. Para representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), a participação da Bahia no evento pode fortalecer ainda mais os resultados do setor no estado.
De acordo com o governo baiano, em março deste ano, as exportações da Bahia somaram US$ 817,5 milhões, com alta de 0,7% em relação ao mesmo mês de 2024. Entre os produtos que impulsionaram o crescimento estão milho e derivados, couros, café, cacau e algodão.
Rubens Fileti, presidente da ACIEG, destacou o desempenho baiano como um exemplo de potencial a ser explorado. “Os baianos apresentam índices que revelam o potencial a ser explorado ali, com ampliação do comércio internacional e mais resultados para todo o povo”, afirmou.
Em 2024, a FICOMEX movimentou mais de R$ 500 milhões em negócios e reuniu representantes de mais de 50 países. Neste ano, o encontro terá como temas centrais a transformação digital e a sustentabilidade nos negócios. Entre os países confirmados estão México, Canadá, Argentina, Paraguai, Coreia do Sul, Zâmbia e Irã.
A feira é promovida pela ACIEG em parceria com a FACIEST. O cantor e empresário Gusttavo Lima é o embaixador oficial desta edição. A expectativa é de ampliar ainda mais a rede de contatos entre empresas, câmaras comerciais, governos estaduais e embaixadas, fortalecendo o comércio exterior em todo o país.