• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Feira Literária de Canudos apresentará diferentes visões sobre Antônio Conselheiro

Feira Literária de Canudos apresentará diferentes visões sobre Antônio Conselheiro

Pesquisador brasileiro, que atua nos EUA, faz conferência de abertura

Por Da Redação
Ás

Feira Literária de Canudos apresentará diferentes visões sobre Antônio Conselheiro

Foto: Divulgação

O paulista Leopoldo Bernucci, estudioso da obra de Euclides da Cunha e professor da Universidade da Califórnia-Davis, nos Estados Unidos, onde leciona literaturas brasileira e hispano-americana, é um dos convidados da 1ª Feira Literária de Canudos (Flican). Bernucci será o responsável pela conferência de abertura, no dia 21 deste mês, às 20 horas, no Espaço Edivaldo Boaventura (Salvador).
 
Bernucci abordará as diversas faces de Antônio Conselheiro e como o líder de Belo Monte (antiga Canudos) era visto por Euclides da Cunha; jornalistas brasileiros e estrangeiros; testemunhas locais; escritores de ficção; párocos do interior baiano, autoridades do Estado da Bahia e militares que participaram da Guerra de Canudos.

Além de professor, Bernucci é autor e editor de numerosos ensaios e livros acadêmicos sobre literatura e cultura espanhola e americana dos séculos 19 e 20. Entre suas obras estão 'A imitação dos sentidos', 'Discurso, ciência e controvérsia em Euclides da Cunha', ambos dedicados a estudos sobre 'Os sertões'. Mais recentemente, ele lançou 'Paraíso suspeito: a voragem amazônica', no qual resgata as relações intertextuais entre Euclides da Cunha, Alberto Rangel e o famoso escritor colombiano José Eustasio Rivera.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário