Ferrari apresenta o SUV Purosangue com motor V12

Modelo quebra paradigmas da marca italiana e será primeiro crossover quatro portas em 75 anos

A Ferrari finalmente oficializou o Purosangue na Europa. O carro com silhueta de crossover será o primeiro quatro portas em 75 anos de história e deve quebrar paradigmas chegando à Europa oficialmente em 2023. 

O modelo mescla tendências de estilo e será o primeiro modelo da marca com quatro portas e perfil elevado. No entanto, a Ferrari refutou a ideia de chamar a novidade de "SUV". 

Apesar disso o Purosangue traz elementos "familiares" na proposta do seu seu novo carro. Maior espaço interno mesmo que abuse dos bancos em concha, porta malas com 475 litros de capacidade e motor V12 distribuído nos dois eixos na razão de 49/51 fazem parte de um conjunto no mínimo inovador e paradoxal. 

As imagens ainda renderizadas podem enganar um pouco mas o Purosangue tem 4,97m de comprimento, 2,02m de largura e 1,58m de altura e generosos 3,01m de entre-eixos.

Na motorização o Ferrari Purosangue teve muita especulação a respeito do seu desempenho. Sites internacionais chegaram a divulgar uma potência aproximada de 820cv mas o esportivo italiano terá desempenho "mais modesto". Trata-se de um 6.5 V12 aspirado sem qualquer tipo de assistência elétrica. Ele desenvolve 725 cv e 73 kgfm de torque com transmissão de dupla embreagem com 8 marchas.

Ajustado para entregar potência em baixas rotações, o V12 acelera de 0-100km/h em 3,3s e 80% do torque está disponível a 2.100rpm. A suspensão usa controle eletrônico de multiajustes voltado ao conforto ou performance conforme o perfil do motorista. Na prática ele ajusta o carro nas curvas e acelerações para mínima inclinação com correções instantâneas.

Ainda é cedo para falar em capacidade de produção mas o Purosangue promete ser um "carro de volume" falando, é claro, especificamente de uma Ferrari. As vendas começam efetivamente no final deste ano no mercado europeu em versão única por 390 mil euros, algo em torno de R$ 2 milhões em conversão direta.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[BRAZTOA abre inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024! ]

12ª edição da premiação reflete o compromisso com a sustentabilidade do setor e das tendências globais dos viajantes

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!