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Ferrovia Salvador–Feira promete trem moderno, rápido e integrado a outros transportes

Em entrevista ao Farol, engenheiro explica projeto com investimento estimado em R$ 7 bilhões

Por Ane Catarine Lima
Ás

Atualizado
Ferrovia Salvador–Feira promete trem moderno, rápido e integrado a outros transportes

Foto: Reprodução/Bahia Feira

Um projeto ferroviário que promete ligar Salvador a Feira de Santana em apenas 35 minutos, por meio de um trem de alta velocidade, pode sair do papel nos próximos anos. A proposta é da empresa TIC Bahia, que aguarda o aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para iniciar a operação no estado.

Em entrevista ao Farol da Bahia, o engenheiro Danilo Ferreira, da TIC Bahia, explicou que o objetivo do projeto é modernizar o transporte de cargas e passageiros no estado, atendendo à demanda do mercado por um modelo ferroviário mais ágil.

“A Bahia tem um ativo ferroviário de 1850. Portanto, não dá mais conta de entregar respostas que a nossa logística nacional impõe, como velocidade, entrega e custo”, afirmou.

“Modelamos uma ferrovia com mais viabilidade técnica e econômica, além de maior capacidade de aproveitamento do capital imobiliário no entorno das estações. É um trem rápido, que vai poder operar entre 140 e 220 quilômetros por hora, entregando uma solução para uma necessidade da Bahia como um todo”, completou.

Com investimento estimado em R$ 7 bilhões, a linha ferroviária terá cerca de 98 quilômetros de extensão e contará com dez estações, incluindo uma em Águas Claras, ponto estratégico onde está em fase final a construção do novo terminal rodoviário integrado a ônibus, metrô e VLT.

Danilo revelou ainda que a TIC Bahia já apresentou o projeto ao governo Jerônimo Rodrigues (PT) e que há conversas para futuramente expandir a ligação Salvador–Feira de Santana, integrando-a a outras ferrovias, como a Oeste-Leste (Fiol), entre Caetité e Ilhéus, que ainda não foi entregue.

“Queremos expandir esse conceito de ferrovia para todo o estado, especialmente para o norte, chegando até a Ferrovia Transnordestina, e para o sul, até a Ferrovia Oeste-Leste. Como forma de integrar esses ativos ferroviários”, reforçou.

Ferrovia pode aliviar pressão sobre a BR-324

A construção da nova linha férrea, além de modernizar o transporte no estado, pode reduzir o fluxo de veículos pesados na BR-324, uma das rodovias mais movimentadas da Bahia.

Ainda segundo o engenheiro Danilo Ferreira, a expectativa é que o transporte de cargas por trem diminua o desgaste do asfalto e contribua para a redução da emissão de poluentes.

Próximos passos

Enquanto aguarda a autorização da ANTT, a TIC Bahia se prepara para apresentar o projeto a empresários em um evento na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) na próxima semana. 

“Nossa intenção é mostrar todo o trabalho que vem sendo feito há mais de oito anos para conseguir respaldo institucional e contar com o apoio da Fieb. Essa ligação entre cidades é um passo importante para que Salvador se torne uma capital mais moderna do ponto de vista do transporte”, explicou Danilo.

Segundo a ANTT, o processo de autorização ainda segue em fase de avaliação interna.

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