Ferry boat: Internacional Travessias recebeu mais de 500 infrações em seis anos

Infrações mais recorrentes estão ligadas ao descumprimento de horários e condições de higiene

[Ferry boat: Internacional Travessias recebeu mais de 500 infrações em seis anos]

FOTO: Reprodução/TV Bahia

De acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), a Internacional Travessias, empresa que administra o sistema ferry boat em Salvador e na Ilha de Itaparica, recebeu 555 autos de infração, de 2014, quando assumiu o transporte, até 2020. A informação é da Rede Bahia. Após uma auditoria, realizada em 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), no contrato firmado entre a Agerba e a Internacional Travessias os técnicos apontaram:

-Descumprimento de obrigação contratual referente ao atendimento das reclamações dos usuários

-Reajustamento da tabela tarifária em índice superior ao previsto na resolução da Agerba

Atualmente, as infrações mais recorrentes estão ligadas ao descumprimento de horários e condições de higiene. "O nosso papel é regular e fiscalizar o trabalho da concessionária. Só esse mês, foram expedidos 18 autos de infração e mais 8 notificações", disse Vírgina Castro, especialista em regulação da Agerba.

Além disso, a Internacional Travessias enfrenta problemas com a ação de cambistas. Na última quinta-feira (8), um homem foi flagrado vendendo passagens no ferry boat e agrediu a equipe de reportagem da TV Bahia. De acordo com a empresa que administra o terminal, eles estão trabalhando para combater a ação de cambistas, em parceria com a Polícia Militar; Além disso, afirmou que desde que recebeu a concessão do serviço tem feito diversas melhorias no sistema.

"Fez a duplicação no salão de passageiros no Terminal de São Joaquim e Bom Despacho. Fizemos algumas melhorias operacionais, fizemos a mobilização no nosso sistema de bilhetagem. O próprio Estado fez a reforma em alguns dos atracadores em São Joaquim e Bom Despacho", explicou José Magalhães, diretor da Internacional Travessias.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) também fez fiscalizações no sistema e ajuizou uma ação civil pública para que a Internacional Travessias cumpra as determinações sanitárias, principalmente por causa da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Movimento 

O terminal do ferry boat São Joaquim, em Salvador, teve movimento intenso para embarque na sexta-feira (9), que antecede o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida. Devido ao feriado nacional de Dia das Crianças, comemorado na próxima segunda-feira (12), o embarque de veículos no ferry boat foi ampliado para 75% da capacidade das embarcações.

De acordo com a Agerba, a resolução que autoriza a ampliação foi publicada no Diário Oficial do Estado da quinta-feira (8). Porém, o quantitativo máximo de embarque de pedestres não será ampliado, ficando limitado a 50% da capacidade dos ferries, para manter o distanciamento  entre os passageiros  devido a pandemia. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!