FGV: investimento do Brasil deve ser menor que 82% dos países em 2022

Taxa projetada para este ano no país é de 18,4% do PIB

Por Da Redação
Ás

FGV: investimento do Brasil deve ser menor que 82% dos países em 2022

Foto: Agência Brasil

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), divulgado pelo portal g1 nesta quarta-feira (1°), mostra que a taxa de investimentos no Brasil segue há anos em patamar baixo e deve ficar menor que a de 82% dos países em 2022. De acordo com os dados, 139 de um total de 170 países devem apresentar um nível de investimento em proporção ao Produto Interno Bruto (PIB) maior do que o Brasil neste ano. Isso representa uma piora frente a 2021, quando 132 países, ou 77%, tiveram um desempenho melhor que o brasileiro. 

O estudo, dirigido pela pesquisadora Juliana Trece, foi feito com base nas últimas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia global e nas estimativas do Monitor do PIB-FGV para o 1º trimestre. A taxa de investimentos apura tudo o que se investe em máquinas, bens duráveis, aumento da capacidade produtiva, construção civil, infraestrutura, além de pesquisa e desenvolvimento. 

O avanço deste componente do PIB é considerado fundamental para abertura de novas empresas, geração de mais empregos e, consequentemente, um maior crescimento potencial de uma economia. A taxa de investimento prevista para o Brasil em 2022 é de 18,4% do PIB, contra 19,2% em 2021. Já a taxa de investimento média no mundo no ano é projetada em 27,3% para a lista de 170 países, o que representaria um avanço ante os 26,7% do ano passado.

Para a China, a previsão é de uma taxa de 42,5% do PIB neste ano. Entre os países do topo do ranking de investimento, destaque também para outros emergentes como Coreia (33,5%), Índia (32,11%) e Turquia (31,7%). Na América do Sul, a taxa deve chegar a 26,7% do PIB no Chile e a 25,1% no Peru. A taxa de investimento, medida pela formação bruta de capital fixo (FBCF) cresceu nos últimos 4 anos e fechou em 2021 em de 19,2% do PIB em 2021, acima dos 16,6% registrados em 2020. Apesar de surpreender no ano passado, o nível de investimentos ainda se manteve abaixo do patamar de 2013 (20,9%) e longe do pico de 26,9% registrado no final dos anos 80.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.