Fiat Pulse vai estrear de olho em Nivus, Tiggo 3x, Kicks e Creta

Modelo compacto estreia amanhã com motor 1.0 de 130cv

Nem chegou mas já causou furor. O Fiat Pulse estreia amanhã no mercado brasileiro e já tem adversários definidos. Em um universo de 18 modelos o compacto vai brigar com os modelos que estrearam por último além do Nivus, o mais compacto dos Crossovers nacionais com um certo apelo esportivo.

O modelo da Fiat será equipado com motor 1.0 turbo de 130 cv e possivelmente terá opção do 1.3 Firefly com design arrojado, assistente do Google e da Amazon, entre outras tecnologias para fisgar novos clientes. No entanto, a batalha pela liderança categoria não será fácil, já que os rivais também receberam atualizações mecânicas e visuais. Veja uma lista completa dos principais modelos deste segmento.

Antes de falar do Fiat Pulse, é preciso falar de alguns concorrentes diretos. Um deles é o Volkswagen Nivus. O modelo da fabricante alemã tem preço inicial de R$ 105.120 na versão Comfortline 200 TSI. Já a topo de linha pode ser comprada por R$ 121.890. Além disso, o crossover vem equipado com motor de 1.0 200 TSI, que entrega 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina. O torque é de 20,4 kgfm para os dois combustíveis. A transmissão é automática de seis velocidades.

Em relação aos equipamentos o utilitário vem com controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência e monitoramento frontal, sistema autônomo de frenagem de emergência anticolisão, alerta de frenagem de emergência, sistema de alarme antifurto com comando remoto, 6 Airbags, Ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura "Climatronic", assistente para partida em aclives, carregador sem fio para smartphone, câmera para auxílio em manobras em marcha a ré, controle de eletrônico de estabilidade e controle de tração, entre outros.

Outro rival do SUV da Fiat será o Caoa Chery Tiggo 3X, que foi lançado no Brasil em junho deste ano. O modelo sai por R$ 96.990 na versão Plus e na configuração Pro sai por R$ 105.490. O carro vem equipado com trem de força de 1.0 litro turbo de três cilindros, que entrega 98/102 cv e tem torque de 16,8/17,1 kgfm. A transmissão é automática de nove velocidades do tipo CVT.

Além disso, vem equipado com multimídia com tela de 9″ e sistema Apple CarPlay e Android Auto, piloto automático, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, assistente de descida, banco do motorista com regulagem de altura, modos de condução ECO/Sport, sensor de estacionamento, luzes diurnas em LED, rodas aro 16″, com acendimento automático dos faróis, chave presencial com botão de partida e sistema de climatização remoto, retrovisores com rebatimento elétrico, faróis em LED, painel de instrumentos digital com tela de 7″, câmera de ré, friso nas portas cromado, bancos em couro sintético, entre outros itens.

O Honda WR-V é mais um modelo que pretende tirar clientes do Pulse. O carro da marca japonesa tem preço de 95.700 na versão LX, de R$ 103.400 na configuração EX e de R$ 108.500 na EXL. O conjunto mecânico conta com motor de 1.5 litro, que entrega 115 cv com torque de 15,2 kgfm com gasolina e 116 cv com torque de 15,3 kgfm com etanol. A transmissão é automática do tipo CVT.

O carro ainda conta com ar-condicionado digital Full touchscreen com a função de ajuste automático de temperatura, central multimídia de 7 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré multivisão, volante multifuncional com revestimento em couro, com comandos de áudio, piloto automático e Bluetooth, piloto automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, entre outros equipamentos.

O novo Nissan Kicks, que foi lançado no começo do ano, também deve fazer frente ao Fiat Pulse. O crossover da marca nipônica teve o visual renovado, mas não mudou muito em relação à primeira versão vendida por aqui. O modelo pode ser comprado por R$ 99.190 na versão Sense 1.6 MT5, já a Sense 1.6 CVT tem o valor de R$ 106.990. As configurações Advance 1.6 CVT e Advance 1.6 CVT + Pack Plus custam, respectivamente, R$ 115.690 e R$ 117.690. As opções Exclusive 1.6 CVT e Exclusive 1.6 CVT + Pack Tech saem por R$ 126.190 e R$ 130.690, respectivamente.

O Nissan Kicks vem equipado com motor 1.6 litro aspirado, que entrega 114 cv a 5.600 rpm e tem torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm. A transmissão pode ser automática do tipo CVT ou manual de cinco velocidades. O carro ainda conta com seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, sistema Isofix de cadeiras infantis, multimídia de oito polegadas, porém o Android Auto e Apple CarPlay devem ser conectados via cabo, alertas de colisão frontal com assistente Inteligente de frenagem, detector de objetos em movimento, monitoramento de ponto cego, alerta inteligente de mudanças de faixa, acendimento Inteligente dos faróis com ajuste de altura e intensidade, sensor de estacionamento, entre outros itens.

O Fiat Pulse também deve enfrentar o novo Hyundai Creta, que ganhou um visual polêmico, mas ganhou motor Kappa 1.0 litro turbo GDI de 12V flex de três cilindros, que é o mesmo do HB20. Esse trem de força entrega 120 cv a 6.000 rpm e tem torque de 17,5 kgfm a 1.500 rpm para os dois combustíveis. Também tem propulsor 2.0 litros aspirado de 16V de quatro cilindros que foi rebatizado como Smartream, que rende 167 cv a 6.200 rpm com torque de 20,6 kgfm a 4.700 rpm com etanol e de 157 cv a 6.200 rpm com torque de 19,2 kgfm a 4.700 rpm com gasolina. A transmissão será automática de seis velocidades.

Além disso, o SUV compacto é vendido por R$ 113.790 na versão Comfort 1.0 AT6 e por R$ 127.290 na Limited 1.0 AT6. A opção Platinum 1.0 AT6 custa R$ 142.790 e a topo de linha Ultimate 2.0 AT6 sai por R$ 158.490.

O crossover ainda terá o sistema de concierge Bluelink, que permite rastrear o veículo, ajustar a temperatura do ar-condicionado, ver as câmeras antes de chegar perto dele e, também, enviar uma rota para central multimídia antes de entrar no modelo. Também contará com teto solar panorâmico, painel digital colorido de 7 polegadas, central multimídia blueNAV com tela de 10,25 polegadas com conexão com Apple CarPlay e Android Auto, alavanca de câmbio no formato de T, volante em couro com base reta, carregamento do celular por indução, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado automático digital, Hyundai SmartSense, que reúne os sistemas de frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa e controle de velocidade adaptativo, entre outros equipamentos.

O Fiat Pulse pode ter um motor de 130 cv, mas não é o mais potente da categoria. Quem ganha dele neste quesito é o novo Renault Captur, que foi lançado em julho passado. O modelo vem equipado com o novo motor 1.3 turbo de 162 cv feito pela Mercedes-Benz e desenvolvido em parceria com a marca francesa. Com etanol esse propulsor tem potência de 170 cv. O torque é de 27,5 kgfm para os dois combustíveis. A transmissão é automática do tipo CVT que simula oito velocidades.

Além disso, conta com central multimídia de 8 polegadas e permite conectar com Apple CarPlay e Android Auto, saídas de USB para os passageiros que vão sentados nos bancos de trás, sistema Multiview com quatro câmeras, sistema de som premium Bose, com seis alto-falantes, subwoofer e amplificador digital exclusivo, partida do motor à distância, sensor de ponto cego nos retrovisores, volante com comandos integrados, quatro airbags, controle de estabilidade, câmera e sensores de estacionamento traseiros, luzes de circulação diurna, controle de tração, assistente de partida em rampa, sensor de pressão dos pneus, chave cartão, luzes de circulação diurna, piloto automático, sistema Star&Stop, entre outros.

O crossover da marca francesa pode ser comprado a partir de R$ 126.690 na versão Zen, por R$ 131.690 na configuração Intense e por R$ 139.690 na topo de linha Iconic.

Sobre o Fiat Pulse


Apresentado no início do ano, o Fiat Pulse chega ao mercado brasileiro apenas agora. O modelo, que ainda não teve o preço revelado pela marca, será equipado com trem de força de 1.0 litro Firefly turbo, que entrega 130 cv com etanol e de 125 cv com gasolina. O torque máximo de 20,4 kgfm para os dois combustíveis. A transmissão será automática do tipo CVT que simula sete velocidades. Segundo a montadora, o crossover pode fazer de zero a 100 km/h em 9,4 segundos. Já o consumo é de 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.

A novidade, que será produzida em Betim, em Minas Gerais, deve ser equipada com o trem de força de 1.3 litro Firefly flex de quatro cilindros aspirado, que entrega 109 cv com 14,2 kgfm de torque.

O interior do carro contará com um painel digital de 7 polegadas e com uma central multimídia flutuante de 10,1 polegadas, que inclusive contará com o Google Assistente e Amazon Alexa com comando de voz, além do sistema Fiat Connect////Me, que é uma plataforma de serviços conectados da empresa. Já o cluster digital será personalizável de acordo com o gosto do motorista. A novidade ainda contará com partida remota e ar-condicionado automático.


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