Fiat Topolino volta como elétrico e já está à venda

Subcompacto requer homologação que não existe no Brasil

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Fiat Topolino volta como elétrico e já está à venda

O Fiat Topolino elétrico que tem feito sucesso na Europa assim como o Citroën Ami e Opel Rocks já está disponível para aquisição no Brasil. Um lote com 24 veículos importado pela WBC está à venda no país. Porém, o carro não foi homologado para rodar em vias públicas. Assim, não precisa ser emplacado, não paga IPVA, e da mesma forma só pode rodar em espaços privados. 

Duas versões estão disponíveis para o consumidor brasileiro. A mais barata, Dolcevita, custa R$ 197.000 e se diferencia pelas portas substituídas por cordas presas a ganchos, além do teto de tecido retrátil. Já a configuração convencional, vendida por R$ 210.000, adota portas de vidro basculantes e teto fechado com inserção de vidro, voltada ao uso em dias frios ou chuvosos.

Produzido no Marrocos, o Topolino traz elementos visuais inspirados no Fiat 500, como faróis redondos, lanternas verticais em LED e barras cromadas nos para-choques. As rodas de aço com calotas clássicas e retrovisores cromados reforçam o apelo retrô. 

O carro é inspirado no compacto homônimo produzido de 1936 a 1965 e era na verdade a primeira  edição do Fiat 500 substituído logo depois pelo “Nuova 500” com design icônico.

O interior acomoda duas pessoas e é simplificado: volante sem comandos, painel digital básico, botões de câmbio, alerta, porta USB e chave tradicional.

Apesar do charme, o modelo não pode rodar em vias públicas no Brasil. Equipado com motor elétrico de 8 cv e 4,5 kgfm, tem velocidade máxima de 45 km/h e autonomia de até 75 km, graças à bateria de 5,5 kWh. Com 2,53 metros de comprimento, 1,40 m de largura, 1,53 m de altura e 560 KG. Seu uso estará restrito a condomínios, centros comerciais, eventos, entre outros mas não poderá circular em vias públicas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.