Ficar muito tempo no vaso sanitário pode ser um risco e provocar prolapso retal
Condição faz com que porção final do intestino saia pelo ânus

Foto: Reprodução
A prática de sentar no vaso sanitário por mais tempo que o necessário, seja por motivos de estar mexendo no celular, jogando ou verificando as redes sociais, pode ser problemático e propiciar o aparecimento de prolapso retal.
Os prolapsos ocorrem quando uma parte da parede do reto sai pelo ânus, de acordo com a a cirurgiã coloproctologista Bruna Vailati, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
"Em algumas pessoas, esses prolapsos podem ficar sempre para fora, enquanto em outras podem aparecer apenas no momento de defecar, em que a pessoa consegue empurrá-lo para dentro, ou não precisa fazer nenhuma manobra, com o volume voltando para o interior sozinho."
Entre as causas estão: alterações anatômicas, neuropatias, fissuras anais e fatores externos, como esforço para evacuar e tosse.
De acordo com a médica, os sintomas, em muitos pacientes, aparecem somente durante a evacuação, quando se sente o volume saindo do ânus e um desconforto na região.
O tempo no vaso sanitário provoca um grande aumento na pressão exercida na região, fazendo com que o tecido do reto perca a sua sustentação.
O diagnóstico é geralmente feito a partir de avaliação clínica e histórico do paciente.