/

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Fifa anuncia mudanças no calendário mundial do futebol para o período de 2021 até 2024

Notícias
Esportes

Fifa anuncia mudanças no calendário mundial do futebol para o período de 2021 até 2024

Entidade tem dificuldades para arranjar datas para o novo mundial de clubes

Por Da Redação
Fifa anuncia mudanças no calendário mundial do futebol para o período de 2021 até 2024
Foto: Reprodução/Torcedores

A direção da Fifa está enfrentando dificuldades para achar uma nova data para o novo Mundial de Clubes com 24 participantes adiado em 2021 por causa da pandemia. De acordo com as informações da coluna de Marcel Rizzo, do UOL, o novo calendário elaborado para o período de 2021 a 2024 não possuí espaço para a competição, mas mesmo assim internamente a cúpula da entidade insiste que o torneio sairá do papel. A entidade enviou a seus filiados nesta segunda-feira (8) o calendário atualizado até 2024 com a inclusão de torneios continentais. 

Para meados de 2023, data que se imaginava que ocorreria o Mundial reformulado, a entidade agendou três competições: a Copa Africana de Nações, a Copa de Ouro da Concacaf e a Copa da Ásia. Esta última, marcada de 16 de junho a 16 de julho, será na China, mesma sede prevista para o Super Mundial adiado. Uma das propostas para resolver o impasse é manter o campeonato de clubes para meados de 2023 e tirar o torneio da China, que receberá a Copa da Ásia.

Entretanto, o plano não é bem visto dentro da entidade por dois motivos: os clubes estarão desfalcados de alguns atletas em suas seleções e já há pré-acordos comerciais firmados principalmente com empresas chinesas. A outra alternativa que está na mesa envolve realizar o torneio em 2023 no fim do ano, entre novembro e dezembro.

Entretanto, como a proposta envolve a realização do torneio no meio de temporada europeia. Há uma resistência entre as confederações e os grandes clubes do continente com a possibilidade da criação de uma liga europeia fora da jurisdição da Fifa e da Uefa. Mesmo com tudo isso a ideia se mantém em um torneio de 24 clubes, com ao menos oito europeus e seis sul-americanos.

O critério de classificação ficará a cargo dos continentes, com uma exigência única da Fifa: que seja por critério técnico, não por convite. A Conmebol ainda não havia decidido como faria essas indicações para o torneio adiado que estava previsto entre 17 de junho e 4 de julho de 2021, mas era certo que os quatro últimos campeões da Libertadores entrariam. Por esse critério, se o torneio de fato ocorrer em 2023 como projeta a Fifa, o Flamengo e o Palmeiras, campeões das edições da Libertadores em 2019 e 2020, respectivamente, estariam dentro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102