Fila por aposentadoria no INSS sobe para 1,9 milhão de pessoas em maio

Para suprir demanda de analises, acordo do órgão com MPF entrará em vigor na próxima semana

Por Da Redação
Às

Fila por aposentadoria no INSS sobe para 1,9 milhão de pessoas em maio

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A fila de pedidos para aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a crescer com o aumento no número de casos relacionados com a Covid-19 desde o início do ano no país. O número dos benefícios previdenciários e assistenciais passou de 1,7 milhão no mês de janeiro para 1,9 milhão em maio, o que representou um aumento de mais de 10%. 

Desse total, 437.599 requerimentos estão aguardando alguma documentação do segurado para que o INSS possa concluir a análise, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão. Enquanto que outros 1.462.792 pedidos são os que necessitam de análise do instituto. 

Para dar conta do aumento na demanda, a partir da próxima quinta-feira (10), entra em vigor o acordo firmado entre o INSS e o Ministério Público Federal (MPF),  para fixar prazos na tentativa de diminuir a fila de espera por benefícios. O período para análise terá limites de 30 a 90 dias, de acordo com o tipo de benefício ou auxílio solicitado.

Em janeiro de 2019, o número de espera chegou a 2,03 milhões e, em fevereiro de 2020, caiu para 1,86 milhão. Até então os números vinham diminuindo. Além disso, as agências ficaram fechadas entres os meses de março a setembro de 2020, quando foram reabertas gradativamente, por conta das medidas de prevenção ao contágio da Covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário