Filmado em Rondônia, "O Território" estreia no Dia da Amazônia
A produção, que tem direção de Alex Pritz, levou dois prêmios em Sundance este ano

Foto: Reprodução/Twitter
A produção “O Território“, filmada em Rondônia e com direção de Alex Pritz, ganhará sessões especiais em 15 cidades do Brasil no Dia da Amazônia, próxima segunda-feira (5). O filme é vencedor de dois prêmios em Sundance este ano e chega aos cinemas no próximo dia 8 de setembro.
A obra executiva é da ativista Txai Suruí. O filme, parcialmente filmado pelo povo Uru-Eu-Wau-Wau, vem mostrando as invasões às terras indígenas que ocorrem no Brasil ao mundo.
As cidades que recebem as sessões especiais da obra são: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Macapá (AP), Manaus (AM), Distrito Federal (DF), Belo Horizonte (MG), Natal (RN), Maceió (AL), Recife (PE), Jundiaí (SP), Belém (PA), Ananindeua (PA), Marabá (PA) e Florianópolis (SC).
A produção já venceu mais de dez prêmios internacionais, Certified Fresh no Rotten Tomatoes com 95% de aprovação da crítica. “Este filme apresenta uma realidade que precisa ser exposta. Estamos felizes com a relevância e o alcance que essa produção está adquirindo”, comenta Alex Pritz.
“Em todos os lugares onde levamos ‘O Território’, todos foram impactados e se sensibilizaram pela situação que os Uru-eu-wau-wau vivenciam. Tenho certeza que, em sua estreia no Brasil, o efeito do filme será maior e mais poderoso ainda”, declara o diretor.
“Todo barulho que estamos conseguindo fazer com o filme mostra que estamos superando uma herança de apagamento e marginalização. Nós já estávamos registrando nossa vida e nosso cotidiano para nos preservar, e agora estamos fazendo estas imagens e essa história chegarem a lugares que nem imaginávamos poder alcançar”, diz Bitaté Uru-eu-wau-wau, o jovem líder do Uru-eu-wau-wau em “O Território”.