Fim da desoneração pode representar ameaça para um milhão de empregos

Especialista diz que custo da contribuição do INSS deve superar o do recolhimento do FGTS

[Fim da desoneração pode representar ameaça para um milhão de empregos]

FOTO: Reprodução/Suno Research

O possível fim da desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia pode ser responsável pelo menos um milhão de novos desempregados em 2021, na estimativa do contador Adriano Gilioli, mestre em administração e negócios pela USP  (Universidade de São Paulo) e conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo. 

O número representa uma parte significativa dos 6 milhões de trabalhadores que atuam nos setores beneficiados com a desoneração da folha, casos das áreas de call center, construção civil, transporte, indústrias de veículos e têxteis, entre outras.

A desoneração é um regime especial de tributação que permite uma redução de custos no recolhimento da contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pelos patrões. Ela começou a ser implantada em 2011 para beneficiar setores que geram muitos empregos, mas a legislação prevê seu fim em dezembro de 2020.

Deputados e empresários buscam derrubar veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao artigo de uma lei que prevê a prorrogação até o final de 2021. O contador Adriano Gilioli explica que as empresas normalmente conseguem economizar aderindo à desoneração.

Dessa forma, elas deixam de recolher 20% sobre a folha de pagamento dos funcionários ao INSS e passam a pagar uma alíquota de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. 

Com o possível aumento dos custos, as empresas deverão optar por demissões. Gilioli estima que os setores de construção civil, transportes e infraestrutura estão entre os mais deverão ser afetadas. Isso porque boa parte de suas despesas está concentrada no quadro de funcionários, e a depender das condições da economia em 2021, o impacto nos empregos pode ser ainda maior.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!