Finlândia avalia construção de cerca na fronteira com a Rússia no próximo ano
A informação foi divulgada nessa sexta-feira (18) pela Guarda de Fronteira finlandesa

Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Finlândia, integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que compartilha uma fronteira com a Rússia, planeja construir uma barreira na divisa oriental em 2023, sob proposta de gastar 139 milhões de euros (R$ 774,12 milhões). A informação foi divulgada nessa sexta-feira (18) pela Guarda de Fronteira finlandesa.
“Na avaliação da Guarda de Fronteira finlandesa, a mudança no ambiente de segurança tornou necessária a construção de uma barreira ao longo de parte da fronteira oriental”, diz em comunicado.
“Se a Rússia reduzir o seu controle da fronteira, isso pode causar pressão adicional no lado finlandês para controlar a entrada ilegal. A Finlândia não pode confiar na eficácia do controle de fronteira russo”, pontuou a organização.
De acordo com a Guarda de Fronteira finlandesa, a construção dessa cerca pode levar de três a quatro anos. Ela deve aguentar durante cerca de 50 anos. Uma seção piloto será construída em Imatra a partir da primavera de 2023.
A Finlândia fechou sua fronteira com a Rússia no final de setembro, quando o tráfego terrestre entre os dois países apresentou uma elevação. Na ocasião, os russos tentaram fugir da “mobilização parcial” de centenas de milhares de cidadãos para lutar na guerra elaborada por Vladimir Putin.