Fiocruz avalia resposta à vacina Covid-19 em crianças e jovens

Estudo terá duração de um ano e seis meses

Por Da Redação
Às

Fiocruz avalia resposta à vacina Covid-19 em crianças e jovens

Foto: Bruno Concha / Secom Salvador

Uma pesquisa coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) acompanha a resposta imune gerada pela vacina contra o novo coronavírus em crianças e adolescentes ao longo do tempo. Iniciado no último sábado (5), em Belo Horizonte e São Paulo, o processo de análise terá duração de um ano e seis meses. No total, 1.000 voluntários serão observados. 

Segundo a Fiocruz, o recrutamento dos voluntários é feito no momento em que as famílias levam crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 17 anos, para vacinar. Equipes da fundação e do Butantan vão estar nos locais de imunização para fornecer todas as informações sobre a pesquisa. O acompanhamento se inicia mediante autorização dos responsáveis e também dos vacinados. 

A coordenadora do estudo, Rafaella Fortini, afirmou que o resultado vai permitir entender a resposta imunológica gerada no organismo e o tempo de duração. “Já conhecemos a efetividade e a segurança das vacinas aprovadas pela Anvisa. O estudo permitirá o detalhamento sobre a resposta imunológica protetora que é gerada pela vacina e como esta resposta permanece ao longo do tempo. Para isso, analisamos os níveis de anticorpos totais e anticorpos neutralizantes, aqueles capazes de efetivamente neutralizar o coronavírus, incluindo as variantes de preocupação em circulação”, disse a especialista.

“Além disso, vamos detalhar a resposta celular gerada pela vacina, para entendermos a resposta protetora de forma ampla e completa nas crianças e adolescentes”, completou Rafaella. O acompanhamento dos voluntários é feito mensalmente, por meio de contato telefônico. Presencialmente, serão cinco contatos: no dia da vacinação e, posteriormente, nos seguintes períodos: após um mês, após três meses, após seis meses e após um ano, todos esses tempos a partir da segunda dose.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário