Fiocruz dá início nesta segunda-feira (10) a produção de vacina 100% nacional contra a Covid-19
Fundação tem intenção de entregar 20 milhões de doses ao Ministério da Saúde

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Reprodução
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dá início nesta segunda-feira (10) a produção da vacina 100% nacional contra a Covid-19. Pra começar, 20 milhões de doses do imunizante estão previstas para serem entregues ao Ministério da Saúde. A fábrica se prepara para produzir um milhão de doses diariamente.
A Anvisa deu aval na última sexta-feira (7), para utilização do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional na elaboração de vacinas contra a Covid-19 produzidas pela fundação.
O processo de produção do imunizante começa com o descongelamento da matéria-prima, que estava preservada aguardando aprovação. O procedimento demora três dias para ser finalizado. A previsão é de que todo processo, que tem desde a produção até o controle de qualidade, demore aproximadamente 20 dias. Com isso, a finalização deve acontecer ainda em janeiro, sendo que as primeiras entregas serão feitas entre os dias 1º e 4º de fevereiro.
A Fiocruz ainda aguarda os resultados de experimentos científicos realizados no Reino Unido para saber se conseguirá utilizar a fórmula na vacinação de crianças e adolescentes. Os cientistas também querem identificar se a vacina possui algum tipo de adaptação para imunizar a população contra a variante Ômicron do novo coronavírus.