Fiocruz emite alerta sobre tendência de piora da pandemia nas próximas semanas
Boletim prevê cerca de 2,2 mil mortes diárias na próxima semana

Foto: Divulgação
A Fundação Oswald Cruz (Fiocruz) emitiu um alerta nesta quinta-feira (27), sobre a tendência de piora da pandemia nas próximas semanas, segundo aponta o Boletim Observatório Covid-19.
No relatório, a Fiocruz identificou que na semana encerrada em 22 de maio, houve aumento na taxa que mede novos casos da doença, o que também pode refletir para o crescimento do número de mortes em até duas semanas.
O boletim também prevê que o aumento nos índices pode influenciar para os registros em torno de 2,2 mil mortes diárias na próxima semana.
Na semana analisada, a mortalidade causada pela covid-19 no Brasil se manteve estável, em torno de 1,9 mil casos diários. O indicador representa uma redução em relação ao mês de abril, no entanto, é quase duas vezes maior que o primeiro pico da pandemia em 2020.
A Fiocruz pede para que as autoridades mantenham as medidas restritivas para evitar novas vítimas da doença.
"Simultaneamente são necessárias medidas de preparação do sistema de saúde, desde a sincronização com a atenção primária em saúde, até a organização da média e alta complexidade, incluindo a oferta de leitos clínicos e unidades de tratamento intensivo (UTIs) Covid-19 e garantia da oferta de insumos", cita um trecho do boletim.


