Fiocruz reduz previsão de entrega da vacina Oxford/AstraZeneca para 100 milhões de doses

Metade da quantidade dos imunizantes será produzida com insumo nacional

Por Da Redação
Às

Fiocruz reduz previsão de entrega da vacina Oxford/AstraZeneca para 100 milhões de doses

Foto: Reprodução/InfoMoney

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reduziu a estimativa de entrega de vacinas contra a Covid-19 para o segundo semestre em 10 milhões de doses. A nova estimativa divulgada na última quinta-feira (3) prevê a entrega na segunda metade do ano ao Plano Nacional de Imunização (PNI) de 100 milhões de doses. A projeção anterior era de 110 milhões de vacinas.

A expectativa atual aponta que desse total, a metade (50 milhões) será produzida com com Ingrediente Farmacêutico Ativo IFA importado. A outra metade será com ingrediente farmacêutico nacional. Antes, a perspectiva era de que todas as 100 milhões fossem confeccionadas por aqui.

A Fiocruz já começou a receber bancos de célula e vírus que serão utilizadas na produção nacional. As negociações do acordo de transferência de tecnologia começaram em agosto do ano passado. Segundo a Fiocruz, caberá ao PNI buscar alternativas para compensar essa perda de 10 milhões.

A Fiocruz completa nesta semana a marca de 50 milhões de vacinas contra a Covid-19 entregues ao PNI. Além disso, a fundação possuí em estoque, IFA suficiente para a produção e distribuição de 5 milhões de vacinas por semana ao governo federal, pelos próximos dois meses.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.