Fiocruz: Vírus primitivo pode estar aumentando mortes em UTIs de pacientes com a Covid
Estudo acompanhou 25 pessoas em estado crítico

Foto: Reprodução
Um estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pode ter revelado que a Covid-19 pode ser a causa para ativar um vírus primitivo, presente nos humanos há milhares de anos. As informações são da CNN.
A suspeita é de que pacientes graves submetidos à ventilação mecânica conseguem deixar a UTI, enquanto outros não sobrevivem à Covid-19 por causa desse vírus.
A pesquisa indica que a presença do retrovírus endógeno humano da família K (HERV-K) está associada não só ao agravamento da doença como também à mortalidade precoce.
“A progressão de casos brandos para graves vinha sendo associada à hipoxia, inflamação descontrolada e coagulopatia. No entanto, os mecanismos envolvidos com a mortalidade em casos muito graves ainda não são bem conhecidos. Para isso, o estudo buscou compreender o viroma do aspirado traqueal de indivíduos em ventilação mecânica — isto é, os vírus presentes na amostra. Os testes mostraram níveis altos de HERV-K, em comparação com exames de pacientes com casos brandos e de não infectados”, explicou a Fiocruz.


