Fique por dentro da história e peculiaridades de Salvador

Soteropolitanos são pioneiros do Brasil

Por Da Redação
Ás

Fique por dentro da história e peculiaridades de Salvador

Foto: Reprodução

Você sabia que somos pioneiros em vários aspectos na história, na cultura e até na política? O Farol da Bahia vai mostrar um pouco da história da cidade do Salvador e que a capital baiana possui diversas curiosidades que coincidem com o crescimento do Brasil.

A fundação ocorreu por meio do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, por ordem de D. João III, que resolveu ali instalar a sede do governo da colônia com o intuito de promover seu desenvolvimento e coordenar a defesa contra índios e piratas. O núcleo original da cidade surgiu na colina da Sé, parte plana do alto da escarpa, e estendeu-se para oeste, até o vale que corresponde à atual Baixa do Sapateiro.

A primeira Câmara Municipal foi construída no mesmo ano de surgimento da cidade e a primeira rua foi a Rua Chile que hoje fica localizada no que chama-se de Cidade Alta ou Centro Histórico. No século XVI, Salvador limitava-se à área hoje compreendida entre o Pelourinho e a praça Castro Alves.

A primeira faculdade de Medicina do país foi instalada no Terreiro de Jesus em 1808, tendo como destaque o médico psiquiatra Juliano Moreira, o mais jovem a ingressar na Instituição com apenas 14 anos e concluir o curso aos 19. Outro expoente foi o saudoso Nina Rodrigues, a quem foi dado o nome do Instituto Médico Legal (IML).

É valido salientar que a cidade possui um projeto arquitetônico bastante característico com fachadas coloniais, ruas de paralelepípedo e marcas do toque português de construção civil. A cidade tornou-se a primeira capital da República até o ano de 1763, oficialmente conhecida como Cidade do São Salvador da Baía de Todos os Santos, importante espaço para que a tropa portuguesa pudesse instalar-se e expandir-se. A riqueza da Capital chamou a atenção dos estrangeiros, que promoveram expedições para conquistá-la.

No período de 11 meses, Salvador ficou sob ocupação holandesa de maio de 1624 a abril de 1625. Novamente em 1638 o conde Maurício de Nassau ficou sob o comando da cidade, mas não obteve êxito. 

Nos dias atuais, a capital mais negra do Brasil mostra toda a sua beleza com belíssimas praias, bons restaurantes e um povo bastante acolhedor, porém ainda não encontra-se entre as cidades mais visitadas do mundo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.