Flávio Dino barra ação contra renovação automática da CNH no STF

Ministro rejeitou pedido de associação por falta de legitimidade constitucional

Por Da Redação
Às

Flávio Dino barra ação contra renovação automática da CNH no STF

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino rejeitou nesta quinta-feira (29) o recebimento de uma ação ajuizada pela Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (Abrapsit) que questionava o programa de renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dino não chegou a analisar o mérito do pedido. A ação foi barrada de forma preliminar, sob o entendimento de que a entidade não cumpre os requisitos constitucionais para propor esse tipo de processo no Supremo.

Na decisão, o ministro afirmou que a Abrapsit não se enquadra como entidade de classe, já que possui um quadro heterogêneo de associados, composto por conselho profissional, clínica médica, gestora de plano de saúde, associações civis e pessoas físicas.

Segundo a jurisprudência do STF, apenas entidades que representam categorias homogêneas têm legitimidade para propor ações diretas de inconstitucionalidade, modalidade utilizada pela associação.

Dino também alertou que o reconhecimento da legitimidade da Abrapsit poderia abrir precedente para que grupos sem representatividade adequada acionassem o Supremo em nome de categorias mais amplas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.