FMI melhora perspectiva para o Brasil e vê crescimento de 2,8% do PIB em 2022
A expansão passou para 1,1 ponto percentual acima da estimativa feita em julho

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Fundo Monetário Internacional melhorou a perspectiva para o Brasil ao observar um crescimento neste ano, em linha com a tendência para a América Latina e Caribe. No relatório Perspectiva Econômica Global, divulgado nesta terça-feira (11), o FMI passou a ver expansão do Produto Interno Bruto do Brasil em 2022 de 2,8%, 1,1 ponto percentual acima da estimativa anterior, feita em julho.
Para o próximo ano, porém, a atividade deve registrar desaceleração, com crescimento apenas de 1,0%, de acordo com o FMI, que ajustou 0,1 ponto para baixo em sua estimativa para 2023.
Os novos números são semelhantes com os projetados pelo Banco Central, que vê expansão de 2,7% do PIB este ano e de 1,0% no próximo. O Ministério da Economia também prevê expansão de 2,7% para o PIB em 2022, mas é bem mais otimista para 2023, enxergando uma alta de 2,5%.
Inflação
O FMI também destacou o cenário inflacionário em seu relatório, lembrando que a alta dos preços disparou para os maiores patamares em várias décadas no mundo, provocando aperto da política monetária e dos orçamentos das famílias, bem no momento em que diminui o apoio fiscal relacionado à pandemia.
Para o mercado emergente e economias em desenvolvimento, a inflação deve subir de 5,9% em 2021 para 9,9% em 2022 e desacelerar a 8,1% em 2023.
A inflação ao consumidor no Brasil, conforme calculada pelo FMI para o final de período, deve ficar em 6,0% este ano e 4,7% em 2023.